ESTATÍSTICAS

Veja as probabilidades matemáticas dos clubes goianos no Campeonato Brasileiro Série B

Na Série B, o Goiás é o clube goiano com mais probabilidade de acesso, já Vila Nova e Atlético Goianiense tem chances remotas

Troféu do Campeonato Brasileiro Série B. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

O Campeonato Brasileiro Série B está caminhando para a reta decisiva e as brigas estão se afunilando. Entre os 20 clubes da competição, o destaque vai para os três clubes goianos e dentre eles, o Goiás é o que está um pouco mais confortável, já que é o único dentro do G4. Já Atlético Goianiense e Vila Nova estão um pouco distantes, mas seguem sonhando com uma vaga no grupo de acesso ao final da competição.

Em relação as chances matemáticas, o Goiás é o segundo time da Série B com a maior probabilidade atualmente de subir. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o alviverde possui 72,5% de chances de acesso. Atrás apenas do Coritiba, com 89,8%. O verdão também está na briga pelo título. Para ser campeão, as probabilidades do alviverde são de 20,4%, contra 42,5% do líder Coritiba.

Entre os goianos, na sequência aparece o Vila Nova, que atualmente é o décimo colocado da Série B, com 35 pontos e está a 6 pontos da Chapecoense, primeiro time dentro do G4 da competição. Segundo as estatísticas, o colorado tem apenas 9,9% de chances de conseguir o acesso de divisão.

Um pouco mais abaixo, na 13ª colocação aparece o Atlético Goianiense, com 32 pontos e está a 9 pontos do G4. Em relação as chances de subir, o Dragão tem apenas 2%, porém, a equipe está mais próxima da zona de rebaixamento, são apenas 6 pontos para o 17º. Sobre esse aspecto, o time tem 10.9% de ser rebaixado na competição.

Vale destacar que esses números podem aumentar ou diminuir a cada rodada da Série B, dependendo dos resultados e dos próximos confrontos das equipes. O certo é que os goianos entram em ação nesta 26ª rodada em busca de melhorar as chances. O Goiás visita o Coritiba, o Vila Nova enfrenta o Remo e o Atlético Goianiense duela contra o Avaí.