DESTAQUE

Wilton Pereira Sampaio finaliza Copa do Catar como árbitro com mais jogos apitados

Wilton Pereira Sampaio está em 3º lugar no ranking de árbitros brasileiros com mais jogos em Copas

Wilton Pereira Sampaio em jogo da Copa do Mundo
Wilton Pereira Sampaio em jogo da Copa do Mundo. Foto: Divulgação - Fifa

O goiano Wilton Pereira Sampaio finalizou a temporada em alta na arbitragem. Com o encerramento da Copa do Mundo no Catar, o árbitro finalizou a competição como o que mais apitou jogos na principal competição de seleções do planeta, com 4 partidas. O goiano apitou Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita, Holanda x Estados Unidos e Inglaterra x França.

Os jogos apitados colocam Wilton Pereira Sampaio em um seleto grupo de árbitros brasileiros que apitaram mundiais. Com os 4 jogos apitados, o goiano é o terceiro brasileiro com mais partidas de mundial no currículo ao lado de José Roberto Wright. O recorde é de Carlos Eugênio Simon, com 7 partidas, nas Copas de 2002, 2006 e 2010. Já o segundo colocado é Sandro Meira Ricci, com seis jogos, em 2014 e 2018.

O goiano fica à frente de dois árbitros importantes no cenário nacional, Arnaldo Cezar Coelho e Romualdo Arppi Filho, que soma 3 jogos apitados. Os dois são os únicos brasileiros a apitarem uma final de Copa do Mundo. O primeiro apitou a vitória da Itália sobre a Alemanha, em 1982, já o segundo foi o árbitro do triunfo da Argentina sobre a Alemanha, em 1986.

Outro goiano que também fez história no mundial foi Bruno Pires, que esteve ao lado de Wilton Pereira Sampaio nos 4 jogos. O auxiliar ainda foi além, esteve no grupo de arbitragem da disputa do terceiro lugar, como responsável por analisar lances de impedimento do VAR, desta forma chegou a participar de 5 partidas.