Zico volta a criticar o gramado sintético no Brasil
Zico realizou no Maracanã neste último sábado (27/12), o Jogo das Estrelas, com diversos craques atuais e de antigamente
O ex-jogador Zico realizou, no último sábado, a 21ª edição do Jogo das Estrelas, no estádio do Maracanã, evento que reuniu diversas celebridades do futebol. Ao final da partida, o ídolo do Flamengo comentou sobre diferentes temas e manteve seu tom crítico em relação ao uso do gramado sintético no Brasil. O assunto tem sido bastante polêmico no futebol nacional, gerando intensos debates, especialmente entre os rivais Flamengo e Palmeiras.
“Não dá mais. Para mim, esse assunto já encheu o saco. No futebol mundial, onde estão as melhores competições, não existe campo sintético. Só no Brasil. A Champions League tem sintético? A Premier League? Bundesliga? França? Itália?”, questionou Zico. Em seguida, completou: “Nós fomos feitos para jogar na grama. É preciso gastar dinheiro e cuidar do campo, isso é o mais importante. Você vê times investindo em coisas absurdas, quando deveriam investir no campo de jogo. Isso, sim, é fundamental”.
Leia também: Times da Série A 2026 defendem gramado sintético; saiba quais são
Vale destacar que, em 2026, no Campeonato Brasileiro da Série A, cinco clubes mandarão seus jogos em estádios com gramado sintético: Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras.
Polêmica entre clubes
A discussão sobre o uso do gramado sintético no Brasil já se arrasta há algum tempo. Neste ano, um grupo de atletas publicou um manifesto nas redes sociais criticando esse tipo de piso. O Flamengo, por sua vez, protocolou na CBF um pedido de padronização dos gramados nas competições nacionais.
Além disso, o clube rubro-negro divulgou uma publicação polêmica em suas redes sociais, destacando que o gramado sintético aumenta o risco de lesões entre os atletas. A postagem teve como título “Grama ou Plástico?”.
Em resposta, o Palmeiras e outros clubes que utilizam gramado sintético publicaram um post intitulado “Sintético ou Buraco”, no qual apresentaram argumentos, fatos e contestaram informações consideradas falsas sobre o piso. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, também criticou o Flamengo, afirmando que o gramado do Maracanã não apresenta condições ideais. Ela ainda declarou que, quando o clube carioca tiver um estádio próprio, poderá escolher o tipo de gramado que desejar utilizar.