JIU-JÍTSU

Representantes de Goiás são destaque em competição nacional de Jiu-jitsu para crianças

Em São Paulo, Bárbara Valentina, de oito anos, conquistou o ouro do peso galo, que vai até 21 quilos

Goianos jiu-jitsu
Fotos: Acervo Pessoal

Goiás foi destaque na luta durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu para Crianças. A pequena Bárbara Valentina, de oito anos, se sagrou bicampeã brasileira na modalidade. Em São Paulo, a ceilandense, que representa o Estado de Goiás nas competições que disputa, faturou o título do peso galo da categoria infantil, que vai até 21 quilos.

Fã de Mica Galvão, atleta que conquistou, o “Super Grand Slam” do jiu-jitsu no ano passado, Bárbara faturou o bicampeonato no Brasileiro de Jiu-Jitsu para Crianças de forma consecutiva, já que entrou na disputa como atual campeã. Em 2025 a atleta goiana já conquistou outros títulos. Agora, ela se prepara para lutar valendo seu primeiro cinturão em Belo Horizonte, no dia 29 de junho.

“É uma sensação inexplicável ver a minha menininha se tornar bicampeã brasileira, o campeonato mais difícil do mundo das crianças. Não tenho palavras para descrever, só agradeço a Deus”, disse Tulio Soares, pai de Bárbara.

Outro goiano que teve destaque no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu para Crianças, que é organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e que é o maior torneio kids do país e um dos mais importantes do mundo, foi Arthur Abrantes Galindo, que conquistou uma medalha de prata.

Assim como Bárbara, o Arthur coleciona diversas conquistas em sua trajetória no jiu-jítsu. Ao todo, são 42 medalhas de ouro no esporte, vencendo torneios regionais, estaduais e nacional. Além disso, o goiano também já foi campeão estadual no judô em 2024.

“Ver ele lutando foi uma das maiores emoções da minha vida. Só a gente sabe o que ele enfrentou para chegar até aqui: Fome, jejum, sede, perda de peso, treinos duros, noites difíceis. Mesmo assim ele entrou no tatame com o coração gigante, encarou três lutas com alma de guerreiro e conquistou o segundo lugar como um verdadeiro campeão”, disse a mãe de Arthur, Monike Abrantes Rosa Galindo.

O lutador tem como referência o pai, Vinícius Lemos Galindo. “Sou faixa preta de jiu-jitsu e também competidor. Meu filho sempre esteve comigo nas competições”, disse Vinicius.