ESPORTE

Goiânia recebe a 3ª edição do Movimento Dandara Viva Capoeira

Goiânia será palco da 3ª edição do Movimento Dandara Viva Capoeira, que irá ocorrer entre…

Movimento Dandara Viva Capoeira
Movimento Dandara Viva Capoeira. Foto: Divulgação - Mestra Francesinha

Goiânia será palco da 3ª edição do Movimento Dandara Viva Capoeira, que irá ocorrer entre os dias 17 e 18 de setembro na capital goiana. O evento contará com inúmeras mestras de capoeira de todo o Brasil, que além de oficinas de capoeira, também terá palestras e bate-papo sobre o esporte e o empoderamento feminino dentro da capoeira e também na sociedade.

O Movimento Dandara Viva Capoeira é um evento que ocorre a cada dois anos e um local diferente do Brasil. Até o momento, ele já ocorreu em Ubá, cidade de Minas Gerais, e Rio de Janeiro, capital. Em Goiás, ele era para ter ocorrido em março de 2020, porém por conta da pandemia teve de ser adiado.

Pela pandemia, o evento terá um formato especial. Em Goiânia será realizado em uma forma híbrida, com alguns participantes presencial e outros online. Presencialmente serão 60 pessoas, já online as pessoas podem fazer as inscrições no site http://www-capoeiraluanda-com-br.rds.land/movimento-dandara-viva-capoeira-online.

Anfitriã e uma das organizadoras do evento, a contramestra Tatiana, falou sobre a importância da cultura e também do movimento para a sociedade. “Em um mundo de constantes evoluções, às vezes nos perdemos no universo tecnológico deixando de lado o artístico e o cultural. É com o intuito de resgatar a cultura de Goiás que o Movimento Dandara Viva Capoeira se apresenta dessa maneira”, comentou.

O que é o Movimento Dandara Viva Capoeira?

O Movimento Dandara Viva Capoeira é formado por um coletivo de mulheres capoeiristas de várias regiões do Brasil em que usam a questão de gênero como indicador para discutir o empoderamento, visibilidade e as relações entre homens e mulheres na capoeira e também no ambiente social. O objetivo do movimento é a união das capoeiras e a identificação de barreiras que impedem a igualdade dentro do esporte.