25 nomes

Goiano, Wilton Pereira Sampaio é finalista no prêmio de melhor árbitro do mundo

Após apitar a Copa do Mundo, no ano passado, árbitro pode ser eleito o melhor do mundo na sua função

Árbitro Wilton Pereira Sampaio, da FGF
Árbitro Wilton Pereira Sampaio, da FGF, é finalista e pode ser eleito o melhor do mundo. Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

Um dos principais nomes da arbitragem brasileira, Wilton Pereira Sampaio, pode ser eleito o melhor do mundo. O goiano, que integra os quadros da FGF, CBF e FIFA, é finalista na premiação desta temporada de 2023. A lista e a premiação são organizadas pela International Federation of Football History and Statistics (IFFHS), em português, Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol. O vencedor será anunciado dia 1º de janeiro de 2024.

Além do brasileiro, outros 24 árbitros concorrem à premiação. A nomeação de Wilton na lista dos finalistas do prêmio reforça ainda mais o prestígio do nome do goiano em cenário internacional. Após ser selecionado para a última Copa do Mundo, onde chegou a apitar a semifinal entre França x Inglaterra, recentemente Wilton Sampaio foi convidado a participar de um curso da UEFA, se postulando como um nome forte para atuar também na próxima Eurocopa.

Outro goiano também participou deste seminário da UEFA, mas referente aos árbitros assistentes. Bruno Pires, também goiano e do quadro de arbitragem da FGF, é outro profissional do apito valorizado e com boas chances de ser aproveitado durante a competição de seleções europeias.