PARALIMPÍADAS

Goianos entram em ação nesta quinta(26) e sexta (27) nos jogos Paralímpicos

Ao todo, 10 atletas goianos estarão em ação nos jogos Paralímpicos

Jane Karlla durante treinamento para Jogos Paralímpicos
Jane Karlla durante treinamento para Jogos Paralímpicos. Foto: Takuma Matsushita - CPB.

A noite de quinta-feira (26) e a madrugada de sexta-feira (27) será repleta de goianos em ação nos jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão. Ao todo, serão 10 atletas goianos em ação, 4 no vôlei sentado, duas no tênis de mesa, três no tiro com arco e um no paraciclismo.

Os primeiros goianos em ação serão no tiro com arco. Hélcio Luiz irá competir às 21 horas, no tiro com arco individual masculino na categoria W1, que é composta por atletas com maior grau de limitação. No mesmo horário, a experiente Jane Karlla, de 46 anos, irá competir pela 4 vez em uma paralímpiada, duas como mesatenista e está e a segunda no tiro com arco. Ela irá competir no Tiro com Arco Composto para mulheres.

O último representante de Goiás a competir também no Tiro com Arco Composto é Andrey Muniz, que é natural de Apucarana, no Paraná, porém está há muito tempo em Goiás e atualmente representa o time do Goiás Esporte Clube. Andrey irá entrar em ação a partir das 2 horas, de sexta (27).

Também nesta quinta-feira (26), Lethícia Rodrigues, que é filha de Jane Karlla, irá para seu segundo jogo nos jogos Paralímpicos, no primeiro a atleta foi derrota para Ainda Dahlen. A goiana irá entrar em ação às 22h20, no tênis de mesa, na classe 8, contra a chinesa Wenjuan Huang, de apenas 16 anos.

Também no tênis de mesa, mas na classe 7, Millena França, que também foi derrotada na estreia, irá para seu segundo jogo. A mesatenista irá duelar contra a sul-coreana Seongok Kim, às 1 hora da manhã, desta sexta-feira (27).

No paraciclismo, Carlos Alberto Gomes, de Anápolis, será o representante do estado. O atleta de 27 anos irá competir às 1h20, na prova de contrarrelógio de 1 km, na categoria C1, que é a de maior grau de deficiência. Carlos Alberto já fez sua estreia nos jogos Paralímpicos, nesta quarta-feira (26), o ciclista terminou na 10ª colocação na prova de perseguição individual (3000 metros).

Para fechar a participação goiana no dia, nesta sexta-feira (27), às 6h30, as meninas do vôlei sentado irão estrear na competição contra o Canadá. O time é comandando por José Guedes, natural da Paraíba, mas que está em Goiás há mais de 20 anos. Além dele, 4 atletas da seleção são do estado, Ádria Jesus, Pâmela Pereira, Jani Freitas e Nurya de Almeida.