Clássico

Goiás leva vantagem no retrospecto contra o Vila Nova, mas últimas partidas demonstram equilíbrio

Nos últimos 10 jogos entre os rivais, o Esmeraldino venceu quatro vezes, com três triunfos do Colorado, além de três empates

Goiás e Vila Nova se enfrentando no estádio Hailé Pinheiro
Rivais, Goiás e Vila Nova, se enfrentam pela primeira vez em 2024. Foto: Roberto Corrêa - VNFC

Goiás e Vila Nova voltam aos gramados na tarde deste domingo (4), pela sexta rodada do Campeonato Goiano. Será o primeiro desafio entre os rivais na temporada, que tem confirmado ao menos mais dois confrontos pela Série B, mas eles ainda podem se enfrentar no mata-mata do torneio estadual. Ao longo da história, o Esmeraldino leva vantagem no número de vitórias, mas os últimos duelos mostram um grande equilíbrio.

Ao longo da história da rivalidade, grandes partidas e goleadas aconteceram para ambos os lados, mas no contexto geral, o Goiás leva a maior em quantidade de vitórias. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o Esmeraldino venceu 153 vezes, enquanto o Vila Nova levou a melhor em 82 oportunidades, além de 87 empates entre os rivais. Foram 481 gols do Verdão, contra 339 do Tigre.

Apesar disso, os últimos 10 jogos mostram um equilíbrio na rivalidade entre os clubes. São quatro vitórias do Goiás, contra três do Vila Nova, além de três empates. No Campeonato Goiano do ano passado, assim como será neste domingo, o duelo foi realizado no estádio Hailé Pinheiro e o Esmeraldino levou a melhor por 1 a 0.

As duas equipes chegam para o duelo deste domingo separados por apenas um ponto na tabela de classificação. O líder é o Vila Nova, com 12 pontos conquistados, enquanto o Goiás está em terceiro, com 11, já que o Goiânia já atuou neste sábado (3) e ultrapassou o Esmeraldino nos critérios de desempate. A equipe que sair vencedora do jogo, terá em mãos a liderança do Campeonato Goiano ao menos até o término da sexta rodada.