Grêmio Anápolis anuncia criação de categorias de base e que disputará campeonato no segundo semestre
Raposa irá disputar a segunda divisão da Copa Goiás sub-20 que ocorre entre os dias 5 de setembro e 11 de novembro de 2023
Com um projeto focado no mercado internacional e sendo a segunda equipe com mais transferências para fora do país na década (pesquisa realizada em 2021), o foco do Grêmio Anápolis parece ser outro neste segundo semestre de 2023 e mirando nas categorias de base.
Em um comunicado feito nesta quinta-feira (16), um dia após seu aniversário de 24 anos, a diretoria da raposa garantiu que o Grêmio Anápolis estará presente nas categorias de base, disputando então no segundo semestre a 2ª Divisão da Copa Goiás, que tem previsão para iniciar em setembro.
Será a primeira vez na história do Grêmio Anápolis, desde sua fundação em 1999, ainda como Grêmio Inhumense. O objetivo é expandir a filosofia de trabalho do clube selecionar jovens atletas para o time principal que irá disputar a Divisão de Acesso 2024. Assim, a diretoria já trabalha para buscar talentos para compor o elenco da competição que acontece somente no segundo semestre. O clube fará também um período específico de avaliações que irá contribuir nesta busca por jovens jogadores, em uma data previamente divulgada.
O diretor geral administrativo do GEA, Raimundo Silva, explicou que a ideia de ter o elenco voltado para a categoria de base sub-20 já tem sido pensada há algum tempo, porém faltava as devidas condições para colocá-la em prática.
“Ter a categoria de base sub-20 sempre foi um dos objetivos principais do Grêmio, porém a estrutura não ajudava muito. Mas neste ano desde o início da pré-temporada para o Goianão 2023 já estávamos amadurecendo essa ideia’’, disse o dirigente.
O gestor afirmou também que a equipe sub-20 irá reduzir a necessidade de ir ao mercado de transferências para a segunda divisão do estadual que deve ocorrer somente no segundo semestre do próximo ano.
“Esse é o objetivo principal para extrair algumas peças. Em um grupo de 27 ou 28 atletas nós subiremos de 12 a 15 atletas para o elenco profissional em 2024”, concluiu.
Já o diretor executivo de futebol da Raposa, Muller Meira, ressaltou a importância de os atletas iniciarem a trajetória mais cedo no GEA, além de encontrar meninos que compartilhem e pensem de acordo com a essência do time.
‘’Eu acredito que esta identidade vai fortalecer muito para que o atleta esteja adaptado e que entenda o modelo, as ambições e o projeto do clube”, pontuou.
Apesar de ser o pontapé inicial do Grêmio Anápolis na base, o dirigente revelou que grandes expectativas são esperadas no projeto, inclusive de vencer a competição.
“Iremos montar um time competitivo para brigar por essa única vaga que dá acesso à primeira divisão do ano seguinte”, concluiu.