Guardiola elogia times brasileiros e dá recado à Europa: ‘Bem-vindos ao mundo real’
Treinador do Manchester City destaca paixão e entrega do futebol sul-americano: 'Por que eu não treinaria uma seleção do continente?'

Por: O Globo
A Copa do Mundo de Clubes esquentou as comparações entre o futebol europeu e sul-americano. Técnico do Manchester City, Pep Guardiola rasgou elogios sobre a participação dos brasileiros e argentinos no torneio internacional até aqui.
— Eu amo quando vejo o Botafogo, todos os times brasileiros e argentinos, como eles comemoram e estão unidos. Eu gosto de como todos os jogos são disputados, exceto um ou dois, e as pessoas ficam surpresas quando os times europeus perdem. Bem-vindos ao mundo real, meus amigos — destacou Guardiola, que complementa:
— Adoro jogar contra times sul-americanos nesses torneios, enfrentar equipes de outros continentes. A forma como eles te desafiam, como competem. Eu admiro a intensidade defensiva deles. Assistir ao Boca Juniors, cada bola parece a última do mundo. É um estilo diferente. Cada jogo é realmente difícil.
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras lideram os seus grupos na competição. As campanhas dos quatro representantes brasileiros na fase classificatória já renderam vitórias marcantes, como a do alvinegro por 1 a 0 sobre o PSG-FRA, atual campeão europeu, e a virada do rubro-negro por 3 a 1 em cima do Chelsea-ING. O tricolor e alviverde empataram com Borussia Dortmund-ALE e Porto-POR, respectivamente.
— Por que eu não treinaria uma seleção sul-americana? Muitas das grandes coisas na história do futebol vieram da América do Sul, especialmente do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Uruguai. Os melhores jogadores vêm de lá. Eles vão para a Europa por causa de melhores oportunidades econômicas e prestígio — disse.