TÊNIS

João Fonseca vence Flávio Cobolli em estreia na Laver Cup

Tenista brasileiro derrotou o italiano por 6-4 e 6-3

João Fonseca durante partida pela Laver Cup
Foto: Ben Solomon/Laver Cup

João Fonseca, de 19 anos, confirmou sua ascensão meteórica no tênis de elite ao derrotar o italiano Flávio Cobolli em sua estreia na Laver Cup, dando à equipe do Resto do Mundo seu primeiro ponto (1-2) contra a Europa.

Fonseca (42º), o jogador mais jovem a participar da competição, derrotou o florentino de 23 anos por 6-4 e 6-3 em um duelo no qual exibiu um amplo repertório de winners poderosos, que repetidamente levaram a torcida do San Francisco Chase Center ao delírio.

Após um primeiro set equilibrado e com trocas agressivas, no segundo set, o brasileiro partiu para cima de Cobolli, número 25 do mundo e também estreante, castigando-o repetidamente com forehands e aces poderosos, até quebrar o saque do italiano logo no início.

Fonseca recebeu uma onda de apoio das arquibancadas, especialmente da equipe do World Team, a começar pelo ícone norte-americano Andre Agassi, que estreou como capitão na sexta-feira e vivenciou com paixão cada ponto do jovem brasileiro.

“É um prazer estar aqui entre lendas do nosso esporte. Obrigado a todos que vieram torcer por mim. Estou muito feliz”, disse o tenista brasileiro ao final da partida.

Com esta vitória, João Fonseca confirma o impacto que já causou nesta temporada ao vencer o ATP 250 de Buenos Aires com apenas 18 anos e derrotar o russo Andrey Rublev, de 27 anos, no Aberto da Austrália.

A equipe capitaneada pelo icônico Agassi comemora assim a estreia de sua mais nova joia, que se tornou o jogador sul-americano mais jovem a vencer uma partida da Laver Cup.

Para Cobolli, a derrota representa um revés em um ano de consolidação no circuito, onde já conquistou Hamburgo e Bucareste e chegou às quartas de final de Wimbledon.

Por: O Globo