Jogador brasileiro marca 7 gols e é preso por manipulação de resultados na Finlândia
Além de titular e capitão da equipe do Finnkurd, o atacante Jonatan Guerreiro também havia assumido a função de treinador
O jogador brasileiro Jonatan Guerreiro foi preso no último domingo, na Finlândia, logo após o término da partida entre EsPa e Finnkurd, válida pela quinta divisão do futebol nacional. No confronto, o time do atacante venceu por 8 a 1, e Jonatan foi o autor de sete dos oito gols da equipe. A prisão ocorreu sob a acusação de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados para beneficiar apostadores.
Além da quantidade atípica de gols, a partida chamou atenção por outro detalhe curioso: o primeiro tempo terminou com vitória parcial de 2 a 0, já no segundo tempo, ocorreram os outros 7 jogos do duelo, levantando suspeitas sobre a lisura do jogo. Vale destacar que Jonatan, além de capitão da equipe, havia assumido o cargo de treinador do clube três semanas antes do ocorrido.
Segundo informações divulgadas pelo portal Globo Esporte, cerca de 20 agentes da polícia nacional estavam presentes no estádio. Assim que o árbitro encerrou a partida, os policiais bloquearam as saídas e invadiram o campo. Todos os jogadores do Finnkurd foram alinhados e tiveram suas identidades verificadas. Ainda de acordo com a reportagem, outros dois brasileiros também foram detidos, mas acabaram liberados após depoimento.
A polícia finlandesa investiga outros jogos suspeitos envolvendo o Finnkurd, clube que já vinha sendo monitorado por supostas ligações com grupos especializados em fraudes esportivas.
Jonatan Guerreiro tem passagem por clubes de menor expressão no futebol brasileiro. O mais conhecido foi o São Caetano, onde atuou em 2021. Ele também jogou por equipes como Santa Maria-DF, Rio Branco-PR, Tocantins de Miracema, Falcon e, já na Finlândia, pelo Peimari United, antes de chegar ao Finnkurd.