José Maria Marin, ex-presidente da CBF, morre aos 93 anos
Ex-presidente da CBF deixa legado polêmico: comandou a entidade durante investigações do Fifagate
Morreu na madrugada deste domingo (20/7), em São Paulo, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, aos 93 anos. O ex-dirigente passou mal em casa durante a noite de sábado, foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu. O falecimento foi confirmado por volta das 3h30. O velório acontecerá José Maria Marin falece aos 93 anosna capital paulista.
Com trajetória marcada por passagens tanto na política quanto no esporte, Marin comandou a CBF entre 2012 e 2015, período turbulento que terminou com seu envolvimento no escândalo de corrupção internacional conhecido como Fifagate. Em 2015, foi preso na Suíça durante operação do FBI, acusado de lavagem de dinheiro e outros crimes ligados a acordos fraudulentos no futebol mundial. Foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi julgado e condenado. Em 2020, obteve liberdade por razões de saúde e retornou ao Brasil, onde cumpriu prisão domiciliar.
A saúde de Marin estava fragilizada há algum tempo. No final de 2023, ele sofreu um AVC e, desde então, seu quadro era considerado delicado. Ele vinha recebendo cuidados médicos contínuos.
Antes da CBF, Marin também teve papel importante no futebol paulista: presidiu a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988 e chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. Durante sua gestão à frente da CBF, foi inaugurada a atual sede da entidade, na Barra da Tijuca (RJ), batizada com seu nome, posteriormente removido da fachada em meio às repercussões do escândalo internacional.