APOSENTOU

Lenda do vôlei de praia, Alison “Mamute” encerra carreira com bronze no Circuito Nacional

O jogador se despediu do esporte justamente onde foi campeão olímpico, em 2016

Alison Mamute
Foto: Amadeus Galiotto

Um dos maiores nomes da história do vôlei de praia encerrou sua carreira neste domingo (05/10). Campeão olímpico em 2016, Alison Cerutti, o “Mamute”, se despediu das quadras na disputa pelo bronze da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Nacional. Ao lado de seu parceiro Renato, a dupla derrotou João e Henrique por 2 a 0, com parciais de 38/36 e 21/13, ficou com a medalha bronzeada, em Copacabana.

“Encerrando um capítulo inesquecível 🏐✨ Medalha de bronze no último jogo da carreira — e uma homenagem que vai ficar pra sempre no coração 🥉💛 Difícil colocar em palavras a emoção de hoje… Gratidão por cada ponto, cada parceria, cada torcida e cada amigo que o vôlei de praia me deu. 🙏 Um ciclo se encerra, mas as memórias e o amor por esse esporte ficam pra sempre 🏐🙏”, escreveu Alison em seu Instagram.

Ao fim da partida, Alison desabou na areia e foi ovacionado por toda arena e, também, pelos jogadores em quadra. Minutos depois, o jogador recebeu uma homenagem em vídeo, com recados da esposa e dos ex-parceiros Emanuel e Bruno Schmidt. “Mamute” ganhou um quadro com sua camisa 1 e, com lágrimas nos olhos, se ajoelhou e agradeceu o público.

“Valeu a pena tudo. Valeu a pena sair de casa com 16 anos. Agradecer a todos os técnicos e parceiros. A vida de atleta é muito difícil. Sou um campeão olímpico, mas o legado é levar para as crianças e sociedade que o esporte é isso aí. São lições do esporte. Sou grato a todo mundo que está aqui hoje”, disse Alison “Mamute” em entrevista ao SporTV.

Além do ouro, no Rio de Janeiro, em 2016, Alison também conquistou uma prata olímpica. Quatro anos antes, em Londres, na Inglaterra, ao lado de Emanuel, “Mamute” ficou com o segundo lugar na disputa contra os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann. Além das medalhas olímpicas, o atleta também foi campeão do Circuito Mundial em duas oportunidades: 2011 e 2015.