HISTÓRIA

Maradona no Serra Dourada: quatro jogos que pararam Goiânia; vídeo

Maradona era o astro da equipe que desembarcou no aeroporto Santa Genoveva no fim de julho daquele ano

Maradona ao lado de Enzo Francescoli, do Uruguai, no Serra Dourada (Foto: Reprodução)
Maradona ao lado de Enzo Francescoli, do Uruguai, no Serra Dourada (Foto: Reprodução)

A Copa América de 1989 proporcionou aos goianienses a chance de ver de perto o jogador que, três anos antes, havia guiado a Argentina ao título da Copa do Mundo.

Diego Armando Maradona era o astro da equipe que desembarcou no aeroporto Santa Genoveva no fim de julho daquele ano.

E, embora a cidade ainda vivesse as consequências do acidente com Césio-137, em 1987, a passagem de Maradona foi o principal assunto da cidade naqueles dias.

Em razão do temor causado pelo Césio, a delegação optou por restringir a circulação dos jogadores ao estádio Serra Dourada, aos treinos no estádio da Serrinha e ao hotel.

Maradona: sem gols em Goiânia

No Serra Dourada, El Pibe disputou nove das quatro partidas das quais participou em solo brasileiro. O primeiro foi no dia 2 de agosto de 89, na vitória de um a zero contra o Chile (gol de outro conhecido da torcida canarinho, Cláudio Caniggia).

Dois dias depois, o elenco do técnico Carlos Bilardo empatou em zero a zero com o Equador. Voltaria a vencer por 1 a 0 o Uruguai de Enzo Francescoli e empataria novamente sem gols com a Bolívia no dia 10 de agosto.

Goiânia foi a sede do grupo B da Copa América naquele ano. Apesar dos poucos gols marcados, a torcida lotou o Serra em todos os jogos.

O Brasil foi o campeão do torneio, com jogadores como Taffarel, Aldair, Dunga, Branco, Bebeto e Romário. O técnico era Lazaroni.

Imagens: TV Anhanguera