Futebol Goiano

No encerramento da janela de transferências, clubes contratam e rescindem para fechar elenco

A janela de transferências da Série A e Série B do Campeonato Brasileiro está oficialmente…

Pedro Paulo, Marquinhos Gabriel e Hugo Cabral
Pedro Paulo, Marquinhos Gabriel e Hugo Cabral foram regularizados em seus novos clubes no último dia da janela de transferência. Foto: Divulgação

A janela de transferências da Série A e Série B do Campeonato Brasileiro está oficialmente fechada. O último dia para que as 40 equipes das duas primeiras divisões do futebol nacional contratassem, ou liberassem, foi bastante movimentando envolvendo os clubes goianos que estão nestes torneios: Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova. Além do Dragão e Tigre, que já fecharam os seus elencos, o Esmeraldino ainda ficou com uma situação pendente.

No Atlético Goianiense, o rubro-negro procurou, mas não evoluiu com nenhum zagueiro. Sem Emerson Santos, que sofreu uma lesão durante o treinamento, nenhuma reposição foi contratada. Os goleiros Diego Loureiro e Pedro Paulo foram regularizados e já podem disputar a Série A do Campeonato Brasileiro e serem inscritos, ao menos um deles, para a semifinal da Copa Sul-Americana. A dupla já atuou na Copa do Brasil.

A novidade ficou por conta da rescisão contratual de Rickson. O meio-campista tinha vínculo até o fim do ano, mas chegou a um acerto com o rubro-negro e foi liberado para assinar com o CSA, que disputa a Série B. Ao longo da janela de transferências, o Dragão contratou no total 11 atletas: Pedro Paulo, Diego Loureiro, Camutanga, Emerson Santos, Klaus, Lucas Gazal, Rhaldney, Willian Maranhão, Kelvin, Peglow e Ricardinho.

No Goiás, o Esmeraldino acelerou e conseguiu regularizar o seu camisa 10. Após pagar R$ 400 mil ao Criciúma, o Verdão assinou com Marquinhos Gabriel até o fim do próximo ano e já pode contar com o atleta para a sequência da Série A. A outra peça esperada era o volante Jhonny Lucas, que já está em Goiânia, mas todo o seu trâmite junto ao Sint-Truidense, da Bélgica, demorou e ele não teve o nome publicado no BID. Porém, o que precisa ter acontecido é algo que comprove isso no TMS, que é o sistema de transferências da FIFA, até às 23h59 desta segunda (15).

Ao longo da janela de transferências, o Goiás contratou seis jogadores: Danilo Cardoso, Lucas Halter, Sávio, Marco Antônio, Marquinhos Gabriel e Breno Herculano. A situação de Jhonny Lucas ainda está pendente, já que não teve seu nome regularizado junto ao BID, é necessário a comprovação que a documentação entrou a tempo no TMS, para que ele fique à disposição do clube.

Na Série B, o Vila Nova apresentou novidade nas suas últimas horas. O Tigre acertou as chegadas do zagueiro Jordan, além dos atacantes Hugo Cabral e Dentinho. Também foi contratado o lateral-direito Riquelmy, junto ao Cruzeiro, mas o atleta deve se apresentar primeiramente na equipe sub-23, já pensando na disputa da Copa São Paulo do próximo ano. O Colorado viu o atacante Pablo Dyego deixar o clube, após o pagamento da multa por parte de um investidor, que o levou para o Avaí.

No total, durante a janela, o Vila Nova contratou 12 jogadores: Dentinho, Hugo Cabral, Jean Martim, Jonata Bastos, Jordan, Kaio Nunes, Matheus Mancini, Matheus Souza, Neto Pessoa, Railan, Renan Bressan e Souza.