Obras do Autódromo Internacional de Goiânia atingem 84% de execução e entram na reta final
A praça esportiva receberá, nos dias 20, 21 e 22 de março, a segunda etapa da temporada da MotoGP
As obras de reforma, ampliação e modernização do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, alcançaram a marca de 84% de conclusão. O local se prepara para receber o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, marcado para os dias 20, 21 e 22 de março deste ano. Durante o fim da década de 80, a praça esportiva sediou o evento em três oportunidades: 1987, 1988 e 1989.
Leia mais: Equipes começam a apresentar motos para a temporada de 2026 da MotoGP
No conjunto de obras, que estão sendo feitas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), estão a reconstrução e ampliação do paddock; a modernização das arquibancadas, da sala de imprensa e dos camarotes; a construção de uma nova torre de controle e do centro médico; reforma do setor de administração, bloco de apoio e dos depósitos de materiais, resíduos e óleo.
As novas edificações vão proporcionar mais conforto e segurança aos visitantes, competidores e trabalhadores e demais envolvidos nas competições. As demais intervenções também estão na fase final. A pista principal, com 3.825 metros de extensão, foi totalmente reconstruída e já está 100% pavimentada. As equipes atuam agora na fase final de pavimentação e na implantação de gradis nas duas pistas auxiliares, que juntas somam cerca de sete quilômetros e formam os anéis interno e externo da pista principal.
Além da reconstrução das pistas, toda a área de escape foi reestruturada e um novo viaduto foi implantado sobre o circuito. A estrutura cria um acesso adicional ao autódromo, pela Avenida Autódromo Ayrton Senna, ampliando a funcionalidade e a integração do complexo. Estão em fase final de execução as intervenções nas áreas de escape, que foram ampliadas, além de instalação de novas zebras.
A última etapa será a implantação dos sistemas eletrônicos especiais em todo o circuito. Trata-se de equipamentos que permitem todo o controle da prova, com circuitos de televisão e de comunicação, painéis eletrônicos e fibras óticas e de dados.
Confira fotos da reforma do Autódromo Internacional de Goiânia:

