Palco da próxima etapa, Cuiabá será a 23ª pista diferente na história a receber a Stock Car
Centro-Oeste será a primeira região do Brasil com corridas da categoria em todos os seus Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal
A Stock Car Pro Series está prestes a escrever um novo capítulo na sua história nesta semana. Entre 12 e 15 de novembro, aquela que se consolidou como a mais importante categoria do esporte a motor no Brasil vai aportar em um novo destino, com a inauguração da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso, localizado na capital, Cuiabá. A jornada será válida pela décima etapa da temporada 2025.
O circuito está localizado no Parque Novo Mato Grosso, concebido para ser o maior centro multieventos da América Latina. O autódromo desponta como uma das ‘joias’ da coroa, com traçado projetado segundo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Uma das grandes atrações está no moderno sistema de iluminação artificial, dotado de 128 torres e um total de 768 refletores, garantindo segurança e visibilidade para a realização de corridas noturnas. Além da Stock Car, o TCR South America, TCR Brasil e a Turismo Nacional vão estrear o sistema na chamada ‘Cidade Verde’, como é conhecida a capital do Mato Grosso.
Cuiabá será o 23º destino na história da Stock Car. ‘Portal do Pantanal’, a capital mato-grossense também será palco de um fato curioso e inédito. Isso porque a região Centro-Oeste do Brasil passará a ser a única, até o momento, com corridas em todos os seus estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, que voltará a receber a categoria entre 28 e 30 de novembro.
Em termos de circuitos, o que mais recebeu a Stock Car foi o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O ‘templo do automobilismo brasileiro’ já foi palco da categoria em 157 provas, enquanto o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, em reformas para receber novamente o Mundial de MotoGP a partir de março de 2026, é o segundo no ranking, com 84 corridas já realizadas.
Os autódromos de Curitiba (PR) e Jacarepaguá (RJ), que já não existem mais, aparecem em terceiro e quarto lugares no ranking, com 68 e 42 provas, respectivamente. E Brasília, que no dia 29 de novembro será o cenário da corrida 40 da Stock Car no Distrito Federal, está em quinto na lista, seguida pelo Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul.
Com etapas realizadas em quatro das cinco regiões do Brasil, a Stock Car também rompeu fronteiras e correu na Argentina, em Buenos Aires, e no Uruguai, no Autódromo de El Pinar, onde estreou na temporada 2024. A categoria também cruzou o Atlântico em 1982 e largou para duas corridas extracampeonato válidas pelo Torneio Grão-Pará, no Autódromo do Estoril, em Portugal.
Confira abaixo a lista de todas as pistas que já receberam uma prova da Stock Car Pro Series:
Interlagos (SP) – Autódromo Internacional José Carlos Pace
Largadas: 157
Goiânia (GO) – Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Largadas: 84
Curitiba (PR) – Autódromo Internacional de Curitiba
Largadas: 68
Jacarepaguá (RJ) – Autódromo Internacional Nelson Piquet
Largadas: 42
Brasília (DF) – Autódromo Internacional Nelson Piquet
Largadas: 39
Autódromo Internacional de Tarumã – Viamão (RS)
Largadas: 37
Londrina (PR) – Autódromo Internacional Ayrton Senna
Largadas: 36
Cascavel (PR) – Autódromo Internacional Zilmar Beux
Largadas: 36
Autódromo do Velocitta – Mogi Guaçu (SP)
Largadas: 34
Autódromo do Velopark – Nova Santa Rita (RS)
Largadas: 28
Santa Cruz do Sul (RS)
Largadas: 25
Campo Grande (MS) – Autódromo Internacional Orlando Moura
Largadas: 18
Guaporé (RS)
Largadas: 13
Buenos Aires (Argentina) – Autódromo Oscar y Juan Gálvez
Largadas: 9
Salvador (BA)
Largadas: 7
Curvelo (MG) – Circuito dos Cristais
Largadas: 6
Ribeirão Preto (SP)
Largadas: 6
Belo Horizonte (MG) – Circuito de rua Toninho da Matta
Largadas: 2
El Pinar (Uruguai) – Autódromo Victor Borrat Fabini
Largadas: 2
Aeroporto do Galeão (RJ)
Largadas: 2
Autódromo do Estoril (Portugal)*
Largadas: 2
*provas extracampeonato válidas pelo Troféu Grão Pará
Fortaleza (CE) – Autódromo Virgílio Távora
Largadas: 1