Palmeiras contrata zagueiro da Costa do Marfim para seu time sub-20
Aos 18 anos, o marfinense Koné chega para reforçar a base alviverde
O Palmeiras anunciou, nesta sexta-feira (07/11), um reforço para suas categorias de base. O Alviverde acertou a contratação de um zagueiro africano. Mais especificamente, o marfinense Koné Zié Mohamed, de 18 anos, que, após meses de testes na Academia de Futebol, chega para reforçar o elenco sub-20 do time paulista.
Koné firmou vínculo com o Palmeiras até setembro de 2028. Para acertar a chegada do jovem defensor, o Alviverde desembolsou cerca de 350 mil euros (R$ 2,2 milhões na cotação atual) durante o período de testes e mais 1,1 milhão de euros (algo em torno de R$ 7 milhões) para adquirir mais 20% dos direitos econômicos do zagueiro marfinense.
Além disso, o contrato entre Palmeiras e Koné prevê o pagamento de um bônus no valor de 1 milhão de euros em casos de metas alcançadas na equipe profissional do clube paulista. Antes de chegar ao Brasil, Koné chegou a receber uma proposta oficial do Barcelona, da Espanha, mas optou por acertar com o Alviverde.
Com passagem pela base da seleção da Costa do Marfim, o zagueiro é visto como uma potencial grande venda futura do Palmeiras. Por conta disso e do forte monitoramento de times ingleses, como Arsenal e Chelsea, o Alviverde estipulou uma multa rescisória no valor de 100 milhões de euros para vender o jogador.
Koné estará apto para fazer sua estreia em partidas oficiais pelo Palmeiras a partir de janeiro de 2026. No entanto, o defensor marfinense não poderá ser inscrito na Copa São Paulo de Futebol Júnior, visto que seu registro ultrapassa o prazo estipulado pela Federação Paulista de Futebol. Campeão em 2022 e 2023, o Alviverde buscará o tricampeonato da competição em 2026.