Início complicado

Pela primeira vez desde 2016, nenhum time vence as duas primeiras rodadas do Brasileirão

Cinco equipes poderiam alcançar os 100% de aproveitamento na segunda rodada, mas acumularam derrotas e empate no final de semana

Times do Brasileirão não conseguem 100% de vitória após duas rodadas
Foto: Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

(Por Agência o Globo) A segunda rodada do Brasileirão de 2025 terminou com uma estatística incomum. Como é de praxe no início do torneio, as equipes têm pontuações parecidas, mas um número chamou a atenção: nenhum dos 20 clubes terminou a segunda rodada com seis pontos. Desde a edição de 2017 do campeonato, em todos os anos pelo menos uma — e frequentemente múltiplas — equipe venceu seus dois primeiros duelos e manteve os 100% de aproveitamento.

Neste ano, os candidatos a manter o aproveitamento perfeito eram Fortaleza, Juventude, Cruzeiro, Vasco e Grêmio, que venceram as partidas na estreia. Mas no último final de semana, a equipe de Vojvoda empatou com o Mirassol, enquanto os outros foram derrotados — por Botafogo, Internacional, Corinthians e Ceará, respectivamente. Assim, o Leão do Pici segue na ponta da tabela, com quatro pontos, mesma situação de cinco outros times que empataram o primeiro duelo e triunfaram no segundo: Corinthians, Internacional, Ceará, Botafogo e Flamengo.

A tabela ao final da segunda rodada ficou parecida com a do Brasileirão de 2016. No início do torneio, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Coritiba, Santa Cruz-PE e São Paulo começaram com vitória, mas tropeçaram na partida seguinte. As equipes pernambucana, carioca e mineira empataram na jornada seguinte, enquanto os outros amargaram derrotas.

Desde então, pelo menos um time conseguiu garantir os dois primeiros triunfos do torneio. Na maioria dos casos — 2017, 2022, 2023 e 2024 — duas equipes lideraram a tabela com seis pontos na segunda rodada. Em 2018, só o Corinthians conseguiu o feito, e em 2019 e 2021 três equipes atingiram a marca. Nos últimos 10 anos, o recorde de times com 100% de aproveitamento ao final da segunda rodada foi em 2020, quando cinco equipes terminaram com seis pontos.

Neste recorte, 12 dos 20 times que começaram o Brasileirão com seis pontos perderam os 100% de aproveitamento na rodada seguinte, com empates ou derrotas. Fortaleza e Athletico, em 2021, mantiveram o índice até a terceira rodada, mesmo caso de Atlético-MG (2019 e 2020) e Bahia (2020). Já o Botafogo, em 2023, foi quem começou melhor, com 15 pontos nas primeiras cinco rodadas.