MERCADO DA BOLA

Presente de Natal: Porto anuncia a contratação do zagueiro Thiago Silva

O defensor estava sem clube após deixar o Fluminense, na última quarta-feira (17/12)

Thiago Silva, novo zagueiro do Porto
Foto: FC Porto

Três dias após deixar o Fluminense, o zagueiro Thiago Silva, de 41 anos, foi anunciado por um novo clube. Na manhã deste sábado (20/12), o defensor foi confirmado como reforço do Porto, de Portugal, para a sequência da temporada europeia. O jogador assinou um acordo com o time português que vai até a metade do ano que vem, com a possibilidade de renovação até o meio de 2027.

Leia mais: Thiago Silva se despede do Fluminense e diz: “Nosso tempo juntos foi mais curto do que imaginávamos”

“Olá, nação portista. Estou aqui para anunciar meu retorno aos Dragões. Dizer o quanto estou feliz e lisonjeado por essa oportunidade. Estou super motivado, espero que possa ajudar da melhor maneira possível. Gostaria de agradecer ao presidente André Villas-Boas pela oportunidade, ao nosso Mister, Francesco Farioli também. E dizer o quanto estou ansioso por estar mais uma vez vestindo essas cores. Conto com vocês”, disse Thiago Silva nas redes sociais após o acerto.

Essa será a segunda passagem de Thiago Silva pelo Porto. No entanto, será a primeira pelo time profissional. Isso porque, na temporada 2004-05, ele fez parte apenas do elenco da equipe B. O retorno à Europa foi motivado pela sua família, que permaneceu em Londres durante sua passagem pelo Brasil. O desejo do defensor era estar ao lado dos familiares.

A negociação de Thiago Silva com os Dragões pegou de surpresa até mesmo a imprensa portuguesa, já que o zagueiro vinha tendo seu nome ligado a outro clube pelo qual já havia atuado anteriormente: o Milan. Os primeiros rumores surgiram apenas na manhã deste sábado (20/12), poucas horas antes do Porto anunciar a contratação como um “presente de natal” para a torcida.

Ao longo da carreira, Thiago Silva já conquistou 31 títulos, incluindo uma Liga dos Campeões, vencida justamente no Estádio do Dragão, casa do novo clube. Durante sua última passagem pelo Tricolor Carioca, não conquistou nenhuma taça, mas foi peça fundamental para ajudar a livrar o clube do rebaixamento à segunda divisão nacional, no ano passado.