MODERNIZAÇÃO

Projeto escolhido para revitalização do Serra Dourada será conhecido na próxima sexta (9)

Três empresas estão habilitadas junto ao processo

Projeto que vai modernizar e revitalizar o Estádio Serra Dourada será conhecido em breve (Foto: Divulgação)

A empresa que tocará o projeto de modernização e revitalização do Estádio Serra Dourada será conhecida na próxima sexta-feira (9) com a divulgação publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás. Três consórcios estão habilitados junto ao processo: RNGD – Consultoria de Negócios; Consórcio Novo Serra Dourada; e Progen S.A.

Neste momento, a análise das propostas é feita exclusivamente pelo GT, coordenado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) que também conta com integrantes das secretarias da Administração (Sead), Geral de Governo (SGG), Esportes e Lazer (Seel) e da Goiás Parcerias, mais técnicos do governo e assessores jurídicos.

A empresa escolhida pelo colegiado irá tocar um projeto que busca  transformar o espaço esportivo – incluindo o Ginásio Valério Luiz de Oliveira, o “Goiânia Arena” – em um complexo multiuso denominado Distrito de Esporte e Entretenimento, onde ocorrerão jogos, atividades esportivas e de lazer e feiras de negócios, além da oferta de inúmeros serviços à população e da instalação de um centro gastronômico.

Com a empresa definida, o projeto deve ser acelerado para dar início às audiências públicas, processo necessário para que tudo seja viabilizado. “Teremos uma fase de audiências públicas e todo o regramento que a própria lei de concessão estabelece. Hoje, o nosso cronograma é terminar tudo em onze meses com a licitação encerrada. Lá na frente ainda entra Tribunal de Contas… Se a gente licitar tudo em 2024 para nós vai ser um sucesso. Eu acho que é bem possível”, disse Daniel Vilela em entrevista concedida ao Mais Goiás em setembro.

A partir da definição da empresa, o Governo de Goiás vai trabalhar para desenvolver o projeto e desenvolver um edital de concessão. Então, haverá uma licitação para escolha da empresa que irá executar todos os serviços. A expectativa é de que a escolha da empresa para executar o projeto ocorra no segundo semestre. A assinatura no contrato deve ocorrer ainda em 2024.

Centralidade

A principal determinação repassada pelo vice-governador Daniel Vilela às empresas que almejam repaginar o Estádio Serra Dourada e explorá-lo economicamente foi a de levarem em consideração o que arquitetos e urbanistas definem como uma nova “centralidade” em Goiânia. Ou seja, o complexo, após edificado, deve ser encarado pelos moradores da capital como um novo ponto de encontro.

O vice-governador e os integrantes do Grupo de Trabalho também elencaram outros quesitos que os grupos empresariais precisariam levar em conta, como mobilidade urbana e a construção de uma via ampla e arborizada, conhecida como “boulevard”; e de um centro administrativo, que futuramente será ocupado por servidores do Governo de Goiás. Outro detalhe discutido foi a definição do estacionamento sul do estádio como espaço ideal para implantação de soluções imobiliárias.