Hora da verdade

Quem sai na frente na decisão? Corinthians e Vasco abrem a final da Copa do Brasil

Primeiro jogo da decisão acontece em São Paulo, volta será no Maracanã; veja onde assistir

Corinthians e Vasco fazem jogo de ida da final da Copa do Brasil
Foto: Reprodução rede social

Pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil, Corinthians e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (17/12), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. O duelo marca o primeiro capítulo da decisão, que será concluída no domingo (21/12), às 18h, no Maracanã. As duas equipes entram em campo em busca de vantagem para o confronto decisivo no Rio de Janeiro.

O Corinthians chega à final após uma classificação dramática diante do Cruzeiro. O Timão venceu o jogo de ida da semifinal por 1 a 0, mas foi derrotado por 2 a 1 no duelo de volta. Nos pênaltis, o goleiro Hugo foi o grande nome ao defender duas cobranças e garantir a vaga alvinegra na decisão.

A última final disputada pelo Corinthians foi em 2022, quando acabou ficando com o vice-campeonato diante do Flamengo, também nos pênaltis. Já o último título do clube na competição foi em 2009, quando superou o Internacional — vitória por 2 a 0 no jogo de ida e empate em 2 a 2 na volta. Ao todo, o Timão busca o quarto troféu da Copa do Brasil, após as conquistas de 1995, 2002 e 2009.

Leia também: Vasco e Corinthians já decidiram até mundial; relembre confrontos históricos

Para o primeiro jogo da final, o técnico Dorival Júnior não tem problemas de ordem disciplinar ou médica e deve escalar força máxima. O volante Raniele, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, está à disposição e pode iniciar a partida entre os titulares.

Do outro lado, o Vasco garantiu vaga na final ao eliminar o Fluminense, também nas penalidades. O Cruzmaltino venceu o jogo de ida por 2 a 1, perdeu a volta por 1 a 0 e contou com o brilho do goleiro Léo Jardim, que defendeu duas cobranças nas penalidades máximas e recolocou o clube em uma final após 14 anos.

O Vasco conquistou a Copa do Brasil apenas uma vez, em 2011, quando superou o Coritiba. Naquela decisão, venceu o jogo de ida por 1 a 0, perdeu a volta por 3 a 1, mas ficou com o título graças ao critério do gol fora de casa, então vigente. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o Flamengo.

Sem desfalques de última hora, o técnico Fernando Diniz deve manter a base da equipe que jogou o último jogo da semifinais. A única ausência confirmada é a do lateral Lucas Piton, que segue em recuperação de uma lesão no joelho e está fora do primeiro confronto da decisão.

Corinthians x Vasco

Data: 17 de dezembro de 2025

Horário: 21h30

Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Transmissão: Globo, sportv, Premiere, ge tv e Amazon Prime.

Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, José Martínez (Raniele), Breno Bidon e Rodrigo Garro (Carrillo); Memphis Depay e Yuri Albert

Técnico: Dorival Jr.

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan, Puma Rodríguez, Barros, Thiago Mendes, Coutinho, Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan

Técnico: Fernando Diniz