Vitória

Rafaela Silva leva bronze, 1ª medalha do Brasil no Mundial de Judô

Esse é o primeiro pódio do Brasil neste Mundial. Rafaela conquistou sua terceira medalha em mundiais na carreira

Flagrada em antidoping, Rafaela Silva perde medalha de ouro do Pan
Flagrada em antidoping, Rafaela Silva perde medalha de ouro do Pan

Com uma vitória sobre a francesa Sarah Leonie Cysique, Rafaela Silva, 27, conquistou a medalha de bronze na categoria até 57 kg do Mundial de Judô disputado no Budokan, templo da modalidade em Tóquio, no Japão.

Nesta terça-feira (27), Rafaela foi derrotada na semifinal pela japonesa Tsukasa Yoshida, campeã mundial em 2018 e vice em 2017, e que ficou novamente com a prata neste ano. O ouro foi para a canadense Christa Deguchi, 23.

Esse é o primeiro pódio do Brasil neste Mundial. Rafaela conquistou sua terceira medalha em mundiais na carreira. Ela já havia conquistado a prata em Paris-2011 e o ouro no Rio de Janeiro, em 2013.

Na disputa da semifinal, Yoshida venceu Rafaela no golden score (tempo extra). Na disputa pelo bronze, a atleta também levou a luta para o golden score, no qual triunfou com um wazari.

A medalha conquistada nesta terça é um bom indicativo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, que terá o judô disputado no mesmo ginásio do Mundial.

Nos últimos meses, ela ganhou o Grand Slam de Baku (em maio), o Grand Prix de Budapeste (em julho) e a competição dos Jogos Pan-Americanos de Lima (em agosto).

Na Olimpíada de Tóquio-2020, Rafaela Silva defenderá seu ouro conquistado na Olimpíada do Rio, em 2016.