A braba

Rayssa Leal, a ‘rainha da pista’, conquista o pentacampeonato do STU Rio

Brasileira já havia garantido o ouro antes mesmo de executar a terceira e última volta

Screenshot_20251117_161953_Instagram

Rayssa Leal é pentacampeã do skate street no STU Pro Tour Rio. Neste domingo, a brasileira levou mais um ouro, em evento realizado na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, antes mesmo da última volta. Duas vezes medalhista olímpica, aos 17 anos ela comemorou: “A vontade de vencer nunca passa”.

— Estou feliz demais, muito bom estar em casa, no Brasil. Feliz em fazer tudo o que queria, acertei as minhas voltas e estou feliz em andar de skate com os meus amigos — disse Rayssa, logo após a competição. — A vontade de vencer nunca passa.Rayssa foi campeã com a nota 75.69, à frente da australiana Chloe Covell (70.55) e da holandesa Keet Oldenbeuving (58.78). As brasileiras Gabriela Mazetto, Maria Lucia e Isabelly Avila também disputaram a final.

Leia também: Diogo Moreira faz história e conquista título inédito para o Brasil na Moto2

Rayssa chegou à pista ovacionada pelo público, claramente considerada “a favorita da galera”. Entrou ao som “rainha da pista”, sucesso do grupo Cone Crew e fez uma primeira volta impecável e garantiu a melhor nota da rodada inicial, 75.69 (e a nota do título). Ao final de sua apresentação fez reverências ao público, que vibrava a cada manobra. Para encerrar a segunda sessão, Rayssa vinha bem, mas caiu na best trick da volta e assim, descartou a nota 64.00.A final teve uma interrupção de cerca de 20 minutos, por causa da chuva, antes da terceira e última volta.Rayssa Leal liderava com 75.69, seguida pela australiana Chloe Covell (70.55), a holandesa Keet Oldenbeuving (58.78), e as brasileira Gabi Mazzetto (55.23), Maria Lúcia (40.50), e Isabelly Avila (25.68).Na final do street, diferentemente das outras fases, que tinham apenas duas voltas por participante, a decisão levou em consideração três apresentações, com apenas uma sendo considerada.

Na retomada da competição, Chloe fazia uma volta perfeita tecnicamente, mas caiu na última manobra. Ela tinha chance de passar Rayssa, mas recebeu nota na casa dos 52 pontos. A australiana, finalista olímpica em Paris 2024 e hoje com 15 anos, foi às lágrimas.As skatistas entraram na pista, uma atrás da outra, e não conseguiram passar a Rayssa, que tinha ainda a última volta.Quando entrou para a última apresentação, já com o ouro garantido, Rayssa caiu ao tentar uma manobra especial. Rayssa, que havia avançado à final ao obter a melhor volta da semifinal, saiu correndo para abraçar as adversárias e comemorar o quinto título do STU Rio.Agora, a campeã se programa para o Super Crown, em São Paulo, no dia 7 de dezembro.

Britânica vence categoria park

Na final do skate park, Sky Brown dominou o bowl da Praça do Ó. A adolescente de 17 anos faturou o troféu feminino da categoria com 91.09 pontos, em uma sequência de quebra de recordes de maior nota feminina do torneio, que era da brasileira Raicca Ventura na semifinal. A paulista de 18 anos representou o Brasil no pódio, com o segundo lugar.Sky abriu as suas apresentações na final de forma espetacular, com manobras difíceis, que lhe permitiram bater os 87.88 pontos marcados por Raicca na semifinal e assumir o recorde das notas femininas do torneio, com 90.41. Número que logo foi superado por ela mesma em sua segunda volta.É o terceiro STU Rio vencido pela britânica, que tem o Rio de Janeiro como local favorito para competições no Brasil, e pareceu estar em casa durante todo o torneio. Na final, as skatistas tiveram direito a cinco voltas de 45 segundos — somente a melhor sendo considerada pelos juízes.Mizuho Hasegawa, japonesa de apenas 15 anos, fechou o pódio, com o terceiro lugar. A atleta, que tem um campeonato mundial no currículo, chegou a liderar o torneio na primeira fase.Finais masculinasO Brasil dominou a competição de street do STU Rio. João Lucas Alves, do Rio Grande do Sul, faturou o campeonato ao som de “Ele fez de novo”, frase gritada pelos amigos do skatista pelo bicampeonato no torneio — João venceu seu primeiro STU Rio em 2022. O pódio contou com outro brasileiro, o paulista Giovanni Martins, que ficou com o bronze. O peruano Angelo Caro foi o segundo lugar.

Ovacionado, João Lucas assumiu a liderança com excelente volta, que conteve muitos saltos pela pista e foi finalizada com o atleta girando o skate sobre o corrimão da maior escada. A execução foi, de longe, a mais comemorada e aplaudida pela plateia desta final e conferiu ao atleta 83.93 pontos.Na final do park masculino, Issei Sakurai conquistou carinho do público do STU Rio ao vestir a camisa da seleção brasileira e apresentou desempenho espetacular para sua pouca idade, 16 anos. O japonês, que tem chamado atenção do mundo do skate, venceu a categoria com nota recorde, de 94.08, conquistada após o adolescente fazer uma volta com diversas manobras complexas.O segundo lugar ficou para Luigi Cini, curitibano de 23 anos, que também chegou ao “nine clube”, marcando 93.16. O brasileiro foi abraçado pelo público como nenhum competidor desta final. A plateia foi ao êxtase quando o jovem conseguiu completar sua manobra exclusiva, que consiste, basicamente, em um grande giro no centro do bowl. O último lugar do pódio, ficou pro americano Tate Carew. (POR O GLOBO)