Roland Garros: João Fonseca derrota francês e jogará 3ª fase de um Grand Slam pela primeira vez
Com parciais de 7/6, 7/6 e 6/4, o brasileiro derrotou o francês Pierre-Hugues Herbert e se classificou para a próxima rodada

Pela primeira vez em sua carreira, João Fonseca disputará uma partida válida pela terceira rodada de um Grand Slam, como são conhecidos os quatro torneios anuais mais importantes do tênis. Em um jogo duríssimo, pela segunda fase de Roland Garros, o brasileiro derrotou o francês Pierre-Hugues Herbert, número 147 do mundo, por 3 sets a 0 (7/6, 7/6 e 6/4), e garantiu sua classificação.
Na próxima fase, João Fonseca enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Gael Monfils e o inglês Jack Draper, que duelarão na tarde desta quinta-feira (29/05). Com a vitória, a segunda consecutiva, o carioca deixa para trás a oscilação negativa que viveu nos últimos torneios que disputou antes de Roland Garros.
O jogo
A partida entre João Fonseca e Pierre-Hugues Herbert, na quadra 14 de Roland Garros, foi bastante física e emocional. Tanto que durou quase três horas. Para ser mais exato, o duelo teve 2h54min de duração. Assim como em sua estreia, o carioca teve o apoio da torcida brasileira, que fez muita festa e barulho nas arquibancadas, que também contaram com um apoio maciço ao jogador da casa.
Mesmo sendo especialista no jogo de duplas, o francês deu muito trabalho para João Fonseca. Cada tenista conseguiu duas quebras de serviço no primeiro set. O tie-break teve duplas faltas de ambos, mas acabou o brasileiro fechou com um ace. No segundo set, novamente uma decisão no desempate. E, mais uma vez, o carioca levou a melhor.
No último set, João teve o controle do momento da partida, e Herbert não conseguiu repetir o bom desempenho no fundo de quadra, como fez ao longo do confronto. Com um triplo match point, no nono set, o brasileiro fechou a partida com jogo praticamente perfeito, fazendo 3 sets a 0 e eliminando o francês Pierre-Hugues Herbert.