FÓRMULA 1

Russell vence com tranquilidade no GP do Canadá de F1; Norris comete erro infantil: ‘Estúpido’

George Russell ficou com a vitória no GP do Canadá deste final de semana, o pódio ainda teve Max Verstappen e Kimi Antonelli

George Russell durante GP do Canadá. Foto: Divulgação - Fórmula 1

Por O Globo: Não era apenas balão de ensaio da Mercedes. Após surpreender nos treinos do fim de semana e fazer a pole position, George Russell liderou praticamente todo o GP do Canadá e venceu pela primeira vez na temporada. O britânico recebeu a bandeirada à frente de Max Verstappen, da Red Bull, e do companheiro de equipe Kimi Antonelli, que chegou ao seu primeiro pódio.

Os carros da Mercedes largaram bem. O pole position George Russell manteve a liderança e Kimi Antonelli ultrapassou Oscar Piastri, da McLaren. Max Verstappen permaneceu na cola de Russell por 10 voltas, mas sem chances claras de ultrapassagem. Com o desgaste dos pneus e a alta temperatura das pistas, o rendimento da Red Bull do tetracampeão caiu muito, e ele passou a ser ameaçado por Antonelli. Quando seria ultrapassado pelo italiano, o holandês foi o primeiro a ir aos boxes para a troca de pneus.

Os pilotos da Mercedes fizeram seus pit stops na sequência. Russell saiu à frente de Verstappen, com vantagem semelhante à que tinha, de cerca de dois segundos O holandês também conseguiu se manter à frente de Antonelli e aumentou a distância na pista.

Lando Norris e Charles Leclerc, que largaram com pneus duros, optaram por permanecer na pista e esticar a perna do primeiro pit stop — os adversários que foram aos boxes estavam com compostos macios. Conseguiram permanecer nas duas primeiras posições por pouco mais de 10 voltas. Primeiro, Russell ultrapassou Leclerc, na volta 27. Duas voltas depois, o britânico recuperou a liderança quando Norris fez sua parada.

Com as posições reais, Russell mostrou que a Mercedes era a equipe ser batida no Canadá. Logo, ele abriu mais de 4s para Verstappen na metade da corrida. Enquanto isso, seu companheiro Antonelli tirava a diferença para o holandês, e, em poucas voltas, o italiano colou na Red Bull. A RBR repetiu a estratégia de início da corrida: chamou seu piloto para os boxes para conseguir mantê-lo à frente de Antonelli, que fez sua parada logo na sequência.

Agora, no entanto, o italiano retornou mais próximo para tentar brigar pela posição na pista. Russell pôde fazer sua segunda parada com tranquilidade e retornar com 3s de vantagem em relação a Verstappen. O britânico recuperou a liderança a 16 voltas do fim, após o pit de Leclerc.

Nas voltas finais, os pilotos do pelotão da frente pisaram no acelerador para tentar melhorar suas colocações. Do líder Russel ao quinto colocado, Lando Norris, a diferença entre os carros era de apenas cinco segundos a pouco mais de 10 voltas para o fim. Verstappen tentou se aproximar de Russell, que soube controlar a vantagem entre 1,5s a 2s até o fim. Antonelli se manteve entre o holandês e Piastri, que até tentou se aproximar.

A principal briga na pista foi entre os companheiros de McLaren. Norris permaneceu a menos de um segundo de Piastri até conseguir a ultrapassagem a quatro voltas do fim. Mas o líder do campeonato deu o troco na curva seguinte. Na reta principal, Norris tentou passar novamente, mas acertou o companheiro por trás e jogou fora pontos preciosos na disputa do título. O britânico admitiu o erro na comunicação com os boxes: “Estúpido”.

O brasileiro Gabriel Bortoletto, que largou em 16º, fez quase 50 voltas com o mesmo pneu, e terminou em 14º com a saída de Norris.