Seleção do Peru acerta contratação de Mano Menezes com foco na Copa de 2030
Mano Menezes estava por último no Grêmio, onde deixou a equipe com um aproveitamento de 46%
O técnico Mano Menezes irá assumir um novo desafio em sua carreira. O treinador acertou um acordo com a Federação Peruana e irá assumir a seleção do Peru. Aos 63 anos, o comandante, que estava por último no Grêmio, chega para um projeto a longo prazo, onde o foco da equipe é uma vaga na Copa do Mundo de 2030.
Leia também: Flamengo acerta retorno do meia Lucas Paquetá em negociação mais cara do futebol brasileiro
Mano Menezes desembarca no Peru como um nome experiente para um cargo que tem sido marcado por instabilidade nos últimos ciclos. Recentemente, a seleção peruana passou pelas mãos de Juan Reynoso, Jorge Fossati e, mais recentemente, Óscar Ibáñez. A alta rotatividade no comando técnico refletiu diretamente no desempenho da equipe nas Eliminatórias. A equipe ficou na nona colocação, somando apenas 12 pontos em 18 partidas.
Esta será a segunda experiência de Mano Menezes à frente de uma seleção nacional. Entre 2010 e 2012, ele comandou a seleção brasileira, período em que disputou 33 partidas, com 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. À frente da equipe canarinho, conquistou duas edições do Superclássico das Américas, mas ficou aquém das expectativas na Copa América e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando terminou com a medalha de prata.
O treinador também acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e Fluminense. Na última temporada, esteve no comando do Grêmio, onde dirigiu a equipe em 39 jogos, com 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, alcançando um aproveitamento de 46%.