AUSÊNCIA!

Sem conseguir visto, Hugo Calderano não disputará o WTT de Las Vegas

Hugo Calderano, que é o número 3 do ranking mundial, vem de um título da etapa de Liubliana, na Eslovênia, do WTT

Hugo Calderando durante disputa do WTT. Foto: Divulgação - WTT

Após conquistar a última etapa do WTT Star Contender Liubliana, na Eslovênia, o brasileiro Hugo Calderano ficará de fora do WTT Grand Smash Las Vegas, nos Estados Unidos, que começa nesta quinta-feira (3/07). Por questões burocráticas e sem o visto, o mesatenista, atual número 3 do mundo, não conseguiu a permissão para entrar no país.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse Calderano.

O atleta brasileiro tem cidadania portuguesa; dessa forma, ele precisaria apenas informar ao governo americano sobre sua ida ao país, já que os países da União Europeia têm isenção de visto. Porém, o atleta foi informado de que não estava mais elegível para a dispensa do visto por ter ido a Cuba em 2023, durante o Pan-Americano, e em 2024, nas qualificatórias dos Jogos Olímpicos.

Apesar da negativa inicial, Hugo Calderano afirmou ter feito todos os esforços para obter o visto regular emergencial. Inclusive, contou com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico Americano. Porém, mesmo com o apoio, o mesatenista não conseguiu agendar uma entrevista no consulado a tempo de participar do torneio.

O brasileiro vive um grande momento em sua carreira no tênis de mesa. Além do título do WTT Liubliana, na Eslovênia, o mesatenista ficou com o vice-campeonato do Mundial de Tênis de Mesa, realizado em maio, no Catar.