ELETRIZANTE

Senegal abandona partida, volta e conquista a Copa Africana das Nações

Confusão teve início após um pênalti marcado pera o Marrocos

Design sem nome
Sadio Mane convenceu os companheiros a retornarem (Foto: Federação Senegalesa de Futebol)

Após abandonar a partida por conta de um pênalti marcado para o Marrocos, a seleção de Senegal voltou para o duelo e se sagrou campeã da Copa Africana das Nações neste domingo (18). Em uma partida digna de filme, os senegaleses reclamaram muito de uma penalidade marcada já nos acréscimos da partida a favor da seleção adversária, enquanto a partida ainda estava empatada em 0 a 0.

Uma confusão se iniciou quando o árbitro foi ao VAR para consultar o lance. Pelas imagens, ele concluiu que Malick Diouf, de Senegal, derrubou Brahim Díaz, do Marrocos, dentro da área. Revoltados com a decisão, os senegaleses deixaram o gramado após a marcação, alegando que antes a equipe senegalesa teve um gol anulado por falta de Seck em Hakimi dentro da grande área. Já nos vestiários, Sadio Mané, um dos mais experientes do elenco, convenceu os companheiros a retornarem. 

Leia também: Com gol de Mané, Senegal derrota o Egito e vai à final da Copa Africana de Nações


A partida foi retomada, Brahim Díaz, que sofreu a penalidade, bateu de “cavadinha” e mandou no meio do gol para a defesa tranquila do goleiro de Senegal. Após a cobrança, o árbitro apitou o fim da partida. 

Com o empate sem gols, a decisão foi para a prorrogação. Logo aos três minutos, Pape Gueye acertou um belo chute da entrada da área e marcou o gol do título dos senegaleses. Essa foi a segunda vez que Senegal conquistou a Copa Africana das Nações. A primeira foi em 2022, quando venceu o Egito por 4 a 2 nos pênaltis após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.