João Fonseca vence chinês de virada e avança à segunda rodada em Cincinnati
Na segunda rodada do Masters 1000 de Cincinatti, o brasileiro João Fonseca irá enfrentar o espanhol Fokina, 19º do ranking da ATP
Por O Globo: A quadra dura vem se mostrando o maior desafio de João Fonseca neste ano. Depois de um início espetacular, em que chegou à terceira rodada do Australian Open em janeiro, o tenista brasileiro acumulou derrotas consecutivas. Mas nesta quinta-feira, ele conseguiu uma importante vitória, de virada, no Masters 1000 de Cincinatti, ao derrotar o chinês Bu Yunchaokete por 2 sets a 1 — parciais de 4/6, 6/2 e 7/5.
Na segunda rodada, ele enfrentará o espanhol Fokina, 17º cabeça de chave do torneio e 19º no ranking da ATP. Após a partida, João falou sobre as dificuldades enfrentadas no primeiro set e revelou como se manteve concentrado para seguir vivo no jogo.
— Desde o começo da partida, eu estava me sentindo muito bem no fundo, e fui me adaptando, me sentindo mais solto, botando cada vez mais as bolas dentro da quadra. Com o meu saque, fui criando confiança, e já no segundo set eu consegui quebrar ele, o que me deu mais confiança. No terceiro set foi mais sobrevivência, mas eu consegui ter uma oportunidade ali, e foi muito bom, uma grande partida. E seguimos assim, lutando, acreditando desde o começo até o final da partida.
Sob o forte sol de Cincinatti, João e Bu travaram um duelo equilibrado. Até o quarto game, os tenistas confirmaram os serviços e deixaram tudo igual no placar. O chinês foi o primeiro a abrir uma. vantagem, mas João se recuperou rapidamente, devolveu a quebra e deixou tudo empatado em 4/4. Mas Bu estava mais atentou na partida e conseguiu quebrar João mais uma vez, ajudado por erros não forçados do brasileiro.
A derrota no primeiro set serviu de combustível para João, que voltou determinado a levar a disputa para o tie-break. Ele conseguiu: encaminhou uma quebra logo no terceiro game e chegou perto da segunda no quinto, mas o chinês conseguiu salvar. No saque, foi implacável, cedendo pouquíssimos pontos ao adversário e conquistando com confiança os games de serviço. Com um ace, encerrou a segunda parcial por 6 a 2 e deixou a decisão para o terceiro set
O terceiro set, que começou com mais de 1h30 no relógio, foi um teste de resistência. Os termômetros marcavam acima dos 30°C e, nas arquibancadas, muitos espectadores buscavam espaços com sombra para assistir à partida. No fim, venceu quem demonstrou a maior resiliência: quando o placar estava em 5/5, João se recusou a deixar Bu confirmar o saque e aplicou uma quebra saindo de dois pontos de desvantagem. Sacando para o jogo, o brasileiro teve calma para fechar a partida com um 7/5 no placar.