Série B

Vila Nova sofre, mas vence o Paysandu

Gol marcado, goleiro expulso, pênalti contra, gol sofrido, o segundo gol marcado aos 50 minutos…

Gol marcado, goleiro expulso, pênalti contra, gol sofrido, o segundo gol marcado aos 50 minutos da etapa final. Esse foi o roteiro vivido pelo Vila Nova na noite desta quinta-feira (12), no Estádio da Curuzu, em Belém (PA), pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com dificuldade, o colorado volta para casa com os três pontos da vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu e a vice-liderança do torneio – a rodada ainda terá seis jogos até sábado, o que pode alterar a posição da equipe, que não sairá do grupo dos quatro primeiros. O time goiano soma, agora, sete jogos sem perder, enquanto o Papão completou sete rodadas sem vencer.

A vantagem parecia ser colorada desde o primeiro tempo da partida. Apesar de jogar fora de casa, o Vila mantinha a posse de bola enquanto o adversário parecia se organizar para buscar o contra-golpe. Mesmo assim, foi em um lance de bola parada que o anfitrião chegou perto do gol de Pasinato pela primeira vez, em cabeceio de Diego Ivo, aos 11 minutos. Geovane respondeu pelo Tigre, aos 15 minutos, mas Renan Rocha fez a defesa. Entretanto, nenhum dos dois times chegou a realmente assustar os goleiros em campo.

A pouca habilidade criativa de Vila Nova e Paysandu foi mantida no segundo tempo, mas coube à equipe goiana aproveitar o mau momento adversário primeiro. Aos 7 minutos da etapa final, Mateus Anderson fez boa jogada pela direita e entregou a bola para Ramon só completar: 1 a 0 a favor do Tigre. O resultado parecia satisfazer o visitante. Antes dos 20 minutos, por exemplo, o goleiro vilanovense foi expulso por demorar a cobrar um tiro de meta. Com um a menos, o time goiano se fechou.

Em boa roubada de bola pouco à frente do meio de campo, Ramon ainda teve a chance de aumentar a vantagem colorada aos 28 minutos. Correu até a área adversária, mas chutou para fora. Do outro lado, seria mais difícil que o jogador do Paysandu viesse a errar. Aos 32 minutos, o árbitro marcou pênalti. Pedro Carmona converteu e empatou a partida: 1 a 1, aos 38. O empate levou o Vila Nova a pressionar o adversário de forma intensa. O gol só sairia nos longos acréscimos. Geovane, Wesley Matos e Moacir tentaram, mas foi Alex Henrique quem garantiu a vitória colorada aos 50 minutos.

 

FICHA TÉCNICA:

PAYSANDU 1 X 2 VILA NOVA

PAYSANDU: Renan Rocha; Maicon Silva, Edimar, Diego Ivo e Mateus Muller; Renato Augusto, Nando Carandina (Alan Calbergue), Pedro Carmona e Thomaz; Moisés (Renan Gorne) e Claudinho (Mike). Técnico: Dado Cavalcanti.

VILA NOVA: Mateus Pasinato; Maguinho, Wesley Matos, Diego Giaretta e Hélder; Geovane, Moacir e Alan Mineiro (Naylhor); Mateus Anderson (Rafael Santos), Ramon (Alex Henrique) e Reis. Técnico: Hemerson Maria.

Local: Estádio Leônidas Sodré de Castro (Estádio da Curuzu), em Belém (PA). Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT). Assistentes: Marcelo Grando e Renan Antônio Angelim Rodrigues (ambos MT).

Gol: Ramon, aos 7, Pedro Carmona, aos 38, e Alex Henrique, aos 50  minutos do segundo tempo.

Expulsão: Mateus Pasinato.