Vila Nova foi mandante de mais da metade dos jogos do Serra Dourada desde a pandemia
Entre 2020 e 2025, Colorado lidera em jogos e protagonismo no principal palco do futebol goiano
Mesmo com estádio próprio, o Onésio Brasileiro Alvarenga, o Vila Nova segue mantendo uma relação especial com o Estádio Serra Dourada. Prova disso é a intenção do clube em mandar o clássico contra o Atlético Goianiense, no próximo domingo (25/1), no maior palco do futebol goiano, em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Goiano.
Desde a pandemia, o Serra Dourada tem sido, na prática, a casa do Colorado. Entre 2020 e 2025, o Vila Nova disputou 14 partidas no estádio, com um retrospecto consistente: cinco vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. O ponto alto dessa trajetória veio na temporada passada, quando o clube levantou o troféu de campeão goiano justamente no Serra.
Leia também: Vila Nova negocia com Construcap para levar clássico para o Serra Dourada; valores dificultam acordo
O cenário contrasta com o uso do Serra por seus principais rivais. Também com estádio próprio, o Antônio Accioly, o Atlético Goianiense atuou apenas quatro vezes no local nesse mesmo período. Foram três vitórias pela Copa Sul-Americana e uma derrota pelo Campeonato Brasileiro. Já o Goiás teve presença um pouco maior, com cinco partidas, mas apenas duas como mandante. O Esmeraldino soma uma vitória, dois empates e duas derrotas nesses confrontos.
Outros clubes também passaram pelo Serra Dourada de forma pontual nos últimos anos. A Anapolina jogou no estádio em 2023, contra o Goiatuba, e empatou em 0 a 0 pela Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. O Goiânia teve duas aparições: venceu o Vila Nova por 3 a 1 no Goianão de 2025, mas sofreu uma goleada diante do Goiás, por 8 a 3, no estadual de 2023.
Fora das quatro linhas, o Serra Dourada vive um novo momento. Recentemente, a Construcap, concessionária responsável pela administração do estádio pelos próximos anos, assumiu a gestão do complexo. As obras de reforma estão previstas para começar em maio.
Além da escolha pelo Serra, o Vila Nova também estuda a possibilidade de liberar a presença das duas torcidas no clássico de domingo. Caso se confirme, o confronto contra o Atlético Goianiense pode marcar não apenas mais um capítulo da hegemonia colorada no estádio desde 2020, mas também a retomada do clima de grande espetáculo no principal palco do futebol goiano.