Acidente com trem causa vazamento de líquido tóxico e altamente inflamável nos EUA
Descarrilamento de trem fez liberar enxofre fundido. População foi orientada a não sair de casa e não ligar o ar condicionado
O descarrilamento de um trem em Kentucky, nos Estados Unidos, causou o vazamento de gases tóxicos e altamente inflamáveis, obrigando os moradores da região a permanecerem dentro de suas casas. O acidente ocorreu por volta das 6h da manhã e que 31 vagões descarrilaram durante a colisão.
Um dos vagões do trem transportava enxofre fundido, e equipes especializadas no manuseio de materiais perigosos estão trabalhando na limpeza do vazamento. A área está fechada por tempo indeterminado, sem previsão de reabertura.
O enxofre fundido é transportado como um líquido amarelo ou vermelho e é altamente inflamável. O produto químico produz dióxido de enxofre, um gás tóxico que pode causar irritação nos olhos e na pele, além de incapacitação temporária.
A ordem das autoridades foi para que todos os moradores num raio de 800 metros do local do acidente se abrigassem em suas casas e desligassem seus sistemas de ar condicionado devido à presença de produtos químicos perigosos.
Especialistas em lidar com materiais perigosos despejaram toneladas de terra para cobrir os vagões de trem danificados e criaram uma barreira para impedir que o produto químico derramado se espalhasse ainda mais.
Devido ao frio intenso que faz no Kentucky nessa época do ano, os moradores desalojados foram orientados a se reunir em um abrigo aquecido, que foi montado pela prefeitura.
A polícia informou que o maquinista não ficou ferido, pois a locomotiva se desprendeu e continuou nos trilhos.