veja vídeos

Alcatraz dos Jacarés: como é a nova prisão para imigrantes ilegais inaugurada por Trump

“Você tem muitos jacarés que funcionam como guardas, nem precisa pagar”, disse presidente dos EUA

Alcatraz dos Jacarés: como é a nova prisão para imigrantes ilegais inaugurada por Trump jacarés funcionam como guardas
Foto: X

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inaugurou nesta terça-feira (1º) um novo centro de detenção temporário que está sendo chamado informalmente de “Alcatraz dos Jacarés”. Localizada no sul da Flórida, a instalação tem capacidade para abrigar até 5 mil imigrantes ilegais que cometeram crimes, segundo a Casa Branca. O nome faz referência à famosa prisão de segurança máxima de Alcatraz, mas com um toque local: a nova unidade fica no meio de um pântano com mais de 200 mil jacarés, o que, segundo Trump, ajuda na segurança do local.

O “Alcatraz dos Jacarés” foi construído no antigo aeroporto de treinamento Dade-Collier, a cerca de 70 quilômetros de Miami, em uma área isolada dos Everglades. A região pantanosa foi considerada ideal pelas autoridades da Flórida para dificultar fugas de imigrantes ilegais, já que os jacarés funcionariam como uma espécie de guarda natural. Trump ironizou: “Você tem muitos jacarés que funcionam como guardas, nem precisa pagar”.

A instalação conta com dezenas de tendas e contêineres, equipados com ar-condicionado, sistema de esgoto, energia e água potável. Tudo foi erguido em apenas oito dias. A ideia é manter os imigrantes ilegais por pouco tempo, apenas o suficiente para que passem por uma audiência acelerada com juízes de imigração, com o objetivo de agilizar as deportações. “Estamos oferecendo a nossa Guarda Nacional como voluntária para atuar como juízes de imigração”, afirmou o governador Ron DeSantis, que acompanhou Trump na inauguração.

O governo estima o custo da operação em US$ 245 por cama por dia. O investimento inicial partiu da administração da Flórida, que pretende ser reembolsada pelo governo federal. A meta é desafogar prisões e delegacias já superlotadas, diante da política de tolerância zero à imigração ilegal defendida por Trump e DeSantis.

Apesar da propaganda nas redes sociais — que incluiu fotos de jacarés usando bonés da polícia de imigração —, o novo centro gerou protestos de ativistas. Thomas Kennedy, da Coalizão de Imigração da Flórida, criticou o projeto: “Vão colocar pessoas em tendas que parecem gaiolas no verão quente da Flórida, no meio de um pântano inóspito, em plena temporada de furacões”.

A “Alcatraz dos Jacarés” é mais um símbolo da ofensiva do Partido Republicano contra a imigração. A Casa Branca estipulou a meta de 3 mil detenções por dia, o que deve aumentar ainda mais a pressão sobre o sistema de detenção dos Estados Unidos. Para Trump, no entanto, a prisão pantanosa é um exemplo de “eficiência e segurança com a ajuda da natureza”.