Alpinista norte-americano escala sem proteção arranha-céu de 508 metros em Taiwan
O desafio foi transmitido ao vivo pela Netflix
O alpinista norte-americano Alex Honnold escalou neste domingo (25), sem cordas ou equipamentos de segurança, o arranha-céu Taipei 101, em Taipé, capital de Taiwan. O edifício tem 101 andares e 508 metros de altura e é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade.
O desafio foi transmitido ao vivo pela Netflix e estava previsto para sábado (24), mas acabou adiado por causa do mau tempo. A plataforma informou que a transmissão teria atraso no feed ao vivo caso ocorresse algum incidente.
Honnold completou a escalada em uma hora e 31 minutos e comemorou no topo com uma palavra: “Incrível.” O tempo é menos da metade do registrado em 2004 pelo francês Alain Robert, que chegou ao alto do prédio em quatro horas, usando equipamentos de segurança.
A vice-presidente de Taiwan, Hsiao Bi-khim, parabenizou o alpinista em publicação no X: “Admito que provavelmente me sentiria mal. Estou mal conseguindo assistir.” Honnold foi recebido no topo pela esposa, que acompanhou a subida sob vento e calor.
Honnold ganhou projeção mundial por desafios extremos, como a escalada do penhasco de granito El Capitan, em Yosemite, sem proteção. A subida virou o documentário “Free Solo”, vencedor do Oscar em 2019.
Leia também: