Protesto

Ativistas atacam com martelo tela de Velázquez na National Gallery, em Londres

Dois ativistas foram detidos ao quebrar a proteção de vidro de 'Vênus ao espelho', obra que já havia sido cortada a faca

Ativistas do Just Stop Oil atacam tela de Velásquez — Foto: Reprodução
Ativistas do Just Stop Oil atacam tela de Velásquez — Foto: Reprodução

Dois ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil foram presos nesta quarta-feira (6) por atacar com martelos a tela “Vênus ao espelho” (“The toilet of Venus” ou “Rokeby Venus” ), do espanhol Diego Velázquez, na National Gallery, em Londres.

A dupla, de 20 e 22 anos, entrou no museu pela manhã e atingiu com um martelo o perfil de vidro que protege a tela, que chegou a ser quebrado. O museu informou que os ativistas foram retirados da sala pela equipe de segurança e que a tela foi retirada da exposição para ser examinada por especialistas da instituição.

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O Just Stop Oil, que atua contra o uso de combustíveis fósseis, justificaram a ação em suas redes sociais em um vídeo, com a seguinte legenda: “Nosso governo revelou planos para mais licenças de petróleo, sabendo que isso matará milhões. Em resposta, dois apoiadores do Just Stop Oil destruíram a Vênus Rokeby – destruída por Mary Richardson em 1914”. O texto faz referência à sufragista canadense Mary Richardson (1889-1961), que cortou a mesma tela com uma faca, na mesma National Gallery.

O Just Stop Oil já fez ações semelhantes, jogando sopa de tomate na tela “Girassóis” ou colando as mãos na moldura de “Pessegueiros em flor”, ambos de Van Gogh. Em abos os casos, as telas não foram atingidas. Em um protesto, em junho deste ano, o grupo interrompeu uma apresentação durante o festival de ópera de Glyndebourne, em East Sussex, ao Sudeste do Reino Unido, soltando canhões de confete e tocando buzinas durante a ópera “Dialogues of the carmelites”, de Francis Jean Marcel Poulenc.

Único nu feminino de Velásquez

“Vênus ao espelho” (“La venus del espejo”, em espanhol) foi concluída entre 1647 e 1651 por Diego Velázquez (1599-1660), um dos maiores nomes da pintura espanhola, provavelmente pintada durante a estadia do artista na Itália.

Entre as obras mais famosas do pintor, a tela mostra a Vênus deitada de costas olhando para um espelho nas mãos de um cupido. A imagem do espelho, que os espectadores vêem, seria o rosto da personagem refletida (impossível para as leis da física, esse recurso ficou conhecido como “efeito Vênus”).

A tela é o único nu feminino pintado por Velázquez que chegou aos nossos dias. A pintura pertenceu à Casa de Alba e a Manuel de Godoy, quando ficava no Palácio de Buenavista de Madrid. Depois foi levada para a Inglaterra para o Rokeby Park, Yorkshire, quando passou a ser chamada também de “Rokeby Venus”. Em 1906, foi comprada pelo Fundo Nacional de Coleções de Arte para a National Gallery. Depois de danificada em 1914 pela sufragista Mary Richardson, logo foi restaurada e voltou a ser exposta.