Bebê nasce 16 semanas antes do previsto na Alemanha: ‘milagre’
Bebê pesava apenas 300 gramas e permaneceu ligado a um ventilador mecânico por quase dois meses
(O Globo) Um verdadeiro milagre, segundo os próprios médicos, aconteceu no Hospital Infantil Universitário de Magdeburg, na Alemanha, quando um bebê nasceu 16 semanas antes do previsto. Apesar dos médicos afirmarem que a probabilidade do bebê sobreviver era de apenas 25% naquela situação em todo o mundo, ele permanece vivo.
Segundo informações do hospital, o bebê pesava apenas 300 gramas e permaneceu ligado a um ventilador mecânico por quase dois meses, com os pais ao seu lado, antes de conseguir respirar sozinho.
Todos os cuidados foram supervisionados pelo diretor médico do Hospital Infantil da Universidade de Magdeburg, Ralf Böttger, que o descreveu como “um pequeno milagre com uma grande vontade de viver”.
As fotos divulgadas pelo hospital mostram o bebê recém-nascido que sobreviveu contra todas as probabilidades e é um verdadeiro “milagre da vida”.
“Tratar um recém-nascido com apenas 300 gramas exige o máximo tanto da equipe quanto dos profissionais: ventilação, alimentação por infusão e proteção da pele e dos órgãos sensíveis requerem uma abordagem extremamente precisa e cuidadosa”, explicou Böttger.
O bebê está em perfeitas condições
Tanto os cuidados médicos quanto o apoio familiar foram essenciais para a recuperação completa da criança que hoje está saudável e em perfeita saúde.
“A criança precisou de ventilação mecânica por sete semanas antes de conseguir respirar sozinha”, disse Böttger.
Durante o parto, que foi extremamente prematuro, não houve complicações graves e, nove semanas da data que o parto seria realizado, o bebê pôde ir para casa com todos os cuidados necessários.
Durante toda a sua estadia no hospital, os pais se envolveram ativamente na criação de um vínculo com o bebê, fortalecendo assim a sua confiança nos cuidados com o recém-nascido.
Mesmo com o bebê já em casa, a equipe médica continua dando apoio à família para que ele se desenvolva da melhor forma possível e, assim, evite qualquer complicação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o parto prematuro é definido em diferentes estágios, sendo os bebês nascidos antes de 28 semanas de gestação considerados extremamente prematuros. Além disso, é a principal causa de morte infantil em todo o mundo.