ACIDENTE AÉREO

Bilionário romeno morre em queda de avião na Itália

Uma das oito vítimas fatais da queda de avião sobre um prédio em San Donato…

Bilionário romeno morre em queda de avião na Itália
Bilionário romeno morre em queda de avião na Itália (Foto: Reprodução - Bombeiros da Itália)

Uma das oito vítimas fatais da queda de avião sobre um prédio em San Donato Milanese, próxima a Milão, Itália, é o bilionário romeno Dan Petrescu, de 68 anos. O monomotor, que pegou fogo após o acidente, no domingo (3), era pilotado pelo próprio Petrescu.

Destaca-se, ele era uma das pessoas mais ricas da Romênia. Dono de uma rede mercados e shoppings, ele tinha patrimônio estimado em 3 bilhões de euros.

Além Petrescu, estavam no voo o filho dele, de 30 anos, e a esposa, 65. O prédio atingido passava por reformas. Tratava-se de um ponto comercial com escritórios e um estacionamento de empresa de ônibus.

Não houve sobreviventes na queda. Além disso, ninguém que estava fora do avião ficou ferido, apesar de chamas atingirem carros em frente ao prédio, na rua.

Segundo informações do site MSN, a aeronave era um modelo Pilatus PC-12. O monomotor saiu do aeroporto de Linate, próximo a Milão, e tinha como destino Olbia, na Sardenha.

A Agência Nacional de Segurança Aérea (ANSA – ou ANSV, no original) da Itália iniciou uma investigação sobre o acidente ainda na segunda-feira (4). O órgão já está com a caixa-preta e vai incluir nas apurações as autoridades da Romênia e do Canadá.

Problemas no avião

Minutos após a decolagem, Petrescu solicitou retorno ao aeroporto de Linate, segundo a ANSA. Os controladores de voo, segundo a Agência, disseram que a aeronave fez alguns movimentos anormais em uma direção incorreta assim que deixou a pista.

Naquele momento, o bilionário disse que faria um desvio, contudo, pediu para pousar em seguida. Após cerca de um minuto, a aeronave começou a cair. Segundo apurado preliminarmente, o motor começou a queimar a ainda no ar.