Itamaraty

Brasil condena ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã

A diplomacia brasileira também manifestou preocupação com os ataques recíprocos em áreas densamente povoadas

Brasil demonstrou preocupação com ataques em áreas povoadas - Foto: Paulina Patimer/X

O governo brasileiro condenou neste domingo (22) o ataque conduzido pelos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã. Em nota oficial, o Itamaraty classificou a ação como uma violação das normas das Nações Unidas e do direito internacional.

Segundo o comunicado, ofensivas armadas contra centros de desenvolvimento nuclear representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, além de aumentarem o risco de contaminação radioativa e de desastres ambientais de grandes proporções.

A diplomacia brasileira também manifestou preocupação com os ataques recíprocos em áreas densamente povoadas, que têm provocado mortes e a destruição de infraestrutura civil, incluindo hospitais.

Reforçando sua posição histórica em defesa do uso pacífico da energia nuclear, o governo brasileiro pediu contenção de todas as partes envolvidas no conflito. “O Brasil ressalta a urgente necessidade de solução diplomática que interrompa esse ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz”, destacou a nota.

Esta não é a primeira vez que o Brasil se posiciona contra ações militares envolvendo o Irã. No início da ofensiva israelense, o Itamaraty já havia condenado os bombardeios realizados por Israel, classificando-os como violação da soberania iraniana.

Leia mais: Imagens de satélite revelam impacto das superbombas em complexo nuclear no Irã