botulismo

Brócolis contaminado? Duas pessoas morrem e outras 17 são internadas na Itália

Food truck onde o sanduíche contaminado era vendido foi interditado

Food truck onde sanduíche contaminado era vendido foi interditado Brócolis contaminado? Duas pessoas morrem e 17 são internadas na Itália
Foto: Reprodução

Autoridades italianas investigam se um brócolis contaminado ou folhas de nabo usadas em um sanduíche vendido por um food truck na cidade de Diamante, na Calábria, podem ter causado a morte de duas pessoas e deixado outras 17 internadas. A principal suspeita é de botulismo, doença grave provocada por toxinas capazes de atacar o sistema nervoso.

As vítimas fatais são o músico e artista Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45, que morreram no dia 6 de agosto. Segundo a imprensa local, todos os pacientes apresentaram sintomas entre 24 e 48 horas após consumir panini recheados com linguiça e verduras — que, de acordo com relatos, seriam brócolis ou folhas de nabo.

O food truck onde os lanches foram comprados está interditado, e todos os produtos apreendidos para análise. Nove pessoas são investigadas, incluindo o dono do veículo, funcionários da empresa que produziu os ingredientes e médicos acusados de não diagnosticar a doença a tempo.

A irmã de Luigi relatou que ele chegou a dizer que não se sentia bem logo após comer o lanche. Pouco depois, apresentou dificuldade para enxergar, engolir e respirar. A autópsia das vítimas vai confirmar a causa das mortes.

Botulismo

botulismo é uma intoxicação grave causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É raro, mas potencialmente fatal, com risco de morte em cerca de 10% dos casos. Ele costuma estar relacionado ao consumo de alimentos mal conservados, como verduras armazenadas em óleo ou conservas caseiras. Uma quantidade mínima da toxina já é suficiente para provocar paralisia muscular e insuficiência respiratória.

O surto na Calábria é o segundo caso fatal registrado recentemente na Itália. No fim de julho, uma mulher morreu após consumir guacamole contaminado em um festival na Sardenha. O Ministério da Saúde italiano reforçou protocolos de emergência para garantir tratamento rápido com antídotos.