Chance de asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 cai pela metade, diz Nasa
Possibilidade é de 1,5%, conforme a Agência Espacial Norte-Americana
A chance do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 caiu de 3,1%, na terça-feira (18), para 1,5% nesta quinta-feira (20). As novas medições são da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).
Conforme a Agência, o asteroide está no nível 3 na escala de Torino, que mede o risco de impacto em consideração com a força de energia liberada em caso de impacto em um cenário de até 100 anos no futuro. Mesmo baixa (1,5%), houve a ativação do protocolo de defesa planetária.
A escala de Torino apresenta níveis de 0 a 10. No inicial, não há risco ou chances significativas de impacto, ou não são grandes o suficiente para atravessar as camadas da atmosfera. No nível 10, a colisão é certa com potencial de destruição global, colocando a humanidade em risco.
Ao longo do tempo, as probabilidades costumam cair, como no caso do YR4. Sobre a área de possível impacto, esta pode ser da América do Sul (com chance maior para Equador, Colômbia e Venezuela), passando pelo Oceano Atlântico, até a África, Iêmen, Omã, Índia e Bangladesh.
No momento, mesmo o tamanho do asteroide é incerto, com diâmetro entre 40m e 90m e altura estimada de um prédio de 18 andares. Os cientistas afirmam que não há motivo para pânico.
Esclarecimentos da Nasa sobre o asteroide
Quanto dano um asteroide desse tamanho causaria se colidisse com a Terra?
O dano causado por um asteroide impactante depende muito do tamanho exato e da composição do asteroide. O tamanho exato do 2024 YR4 ainda é incerto, mas uma explosão aérea é um cenário provável para sua faixa de tamanho. Se o asteroide entrasse na atmosfera sobre o oceano, os modelos indicam que objetos desse tamanho em explosão aérea dificilmente causariam tsunami significativo, seja do meio do oceano ou mesmo mais perto da costa.
Se o asteroide entrasse na atmosfera sobre uma região populosa, uma explosão aérea de um objeto no lado menor da faixa de tamanho, cerca de 40 – 60 metros poderia quebrar janelas ou causar danos estruturais menores em uma cidade. Um asteroide de cerca de 90 metros de tamanho, o que é muito menos provável, poderia causar danos mais severos, potencialmente destruindo estruturas residenciais em uma cidade e quebrando janelas em regiões maiores.
É possível desviar o asteroide 2024 YR4? Poderíamos usar uma nave espacial similar à DART?
Uma nave espacial de impacto cinético como a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA é uma técnica de deflexão de asteroide que pode ser usada para lidar com um asteroide potencialmente perigoso no futuro. Cada asteroide é único, e a deflexão dependeria do tamanho do asteroide, propriedades físicas, órbita e tempo de alerta de descoberta. Para 2024 YR4, ainda estamos no estágio de coleta de informações. A probabilidade de um impacto na Terra ainda é muito baixa e provavelmente diminuirá à medida que obtivermos mais observações, então é prematuro especular sobre técnicas de deflexão em potencial.