Cidade na Itália inaugura rua em homenagem à brasileira Eunice Paiva
Filhos de Eunice e Rubens Paiva participam da cerimônia em Bari
A cidade de Bari, na Itália, inaugurou neste sábado (25) a Via Maria Eunice Facciolla Paiva, rua dedicada à advogada brasileira Eunice Paiva, personagem central do filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, “Ainda Estou Aqui”.
A cerimônia contou com a presença de quatro dos cinco filhos de Eunice: Vera, Ana Lúcia, Maria Beatriz e Marcelo Rubens Paiva. Escritor e autor do livro que inspirou o longa dirigido por Walter Salles, Marcelo comentou a homenagem: “Passei anos escrevendo e dando entrevistas sobre o meu pai e o desaparecimento dele. Agora é a vez da minha mãe”, disse ao Estadão.
“Ela se transformou em uma heroína numa sociedade que, até pouco tempo atrás, a via apenas como uma viúva. Hoje, é reconhecida como uma mulher fundamental na luta democrática”, acrescentou Marcelo.
O filme “Ainda Estou Aqui” recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024, onde foi aplaudido por quase dez minutos. A tradução italiana do livro que originou o longa já está em sua sexta edição. “Agora, com o filme, a Itália se apaixonou por ela. Aqui, ela é chamada de Maria Facciolla, não de Eunice Paiva”, afirmou Marcelo.
Eunice Paiva morreu em 13 de dezembro de 2018, aos 86 anos, em São Paulo, após 14 anos de luta contra o Alzheimer. Viúva de Rubens Paiva, ex-deputado cassado e desaparecido após ser preso pela ditadura militar em 1971, ela recebeu a certidão de óbito do marido em 1996.
Segundo a família, o sobrenome Facciolla vem de Polignano a Mare, no sul da Itália, cidade natal do pai de Eunice, de onde partiram diversos imigrantes para o Brasil no fim do século XIX.
Com informações da Folha de S. Paulo