PROMESSA

Conselheiro de Trump diz que “não vai parar” até Bolsonaro estar livre

Um dos principais conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jason Miller, declarou neste…

Trump ao lado de Jason Miller, um de seus principais conselheiros (Foto: Reprodução - Redes Sociais)

Um dos principais conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jason Miller, declarou neste domingo (10) que manterá pressão até que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja libertado. O capitão reformado cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Em publicação no X (antigo Twitter), Miller escreveu: “To be clear, I will not stop, I will not quit, I will never give in, until President @jairbolsonaro is free!!!” (“Para ficar claro, não vou parar, não vou desistir, nunca vou ceder, até que o presidente Jair Bolsonaro esteja livre!!!”).

Mais cedo, o aliado de Trump compartilhou uma reportagem do jornal O Globo sobre a suposta apreensão de ministros do STF com a possibilidade de aplicação da Lei Magnitsky, legislação norte-americana que prevê sanções a estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. Ao repostar, Miller escreveu: “Free Bolsonaro… or else” (“Libertem Bolsonaro… ou então”).

As manifestações de Miller ocorrem em meio a uma onda de reações internacionais à decisão de Moraes. O episódio já gerou manifestações de parlamentares conservadores nos Estados Unidos e reforçou a aproximação entre aliados de Trump e o núcleo político do bolsonarismo.