PANDEMIA

De apps a doações: empresas criam ações para o combate ao coronavírus

A gigante sul-americana Samsung anunciou nesta segunda-feira a doação hoje de R$ 5 milhões para…

A gigante sul-americana Samsung anunciou nesta segunda-feira a doação hoje de R$ 5 milhões para o Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Estado do Amazonas, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A ação inclui a doação de tablets, notebooks e kit de testes rápidos que serão distribuídos, pelo Ministério da Saúde, entre as unidades de saúde do país dedicadas ao tratamento da Covid-19.

Para o Governo do Estado de São Paulo, a doação consistirá na disponibilização de testes rápidos da Covid-19 para a Secretaria Estadual da Saúde e a entrega de tablets, TVs e notebooks para o Hospital das Clínicas, de São Paulo. Além disso, em Campinas, cidade em que está situada uma de suas fábricas, a empresa disponibilizou máscaras para a Prefeitura local distribuir entre suas unidades de saúde.

Em Manaus, onde a companhia também tem uma unidade fabril, também doará testes kits e tablets para o Governo local, que irá distribui-los entre as unidades de saúde dedicadas ao tratamento da Covid-19. A ação visa dar suporte ao sistema de saúde e conectar pacientes a seus familiares e amigos durante o período de isolamento social. Em nota, Yoonie Joung, presidente da companhia no país, a tecnologia vai ajudar a “superar esse período desafiador”.

A empresa criou ainda um app para seus relógios (o Galaxy Watch) que ajuda a contar o tempo necessário para lavar as mãos: o Hand Wash, que já está disponível para download no Brasil. Na Coreia, a companhia cedeu uma das fábricas para as autoridades usarem como centro de pacientes. A empresa ainda emprestou seu time de engenheiros para trabalhar com empresas coreanas que fabricam máscaras.

Já a Dassault Systèmes está doando licenças de software para projetos dedicados ao desenvolvimento de produtos e soluções para o combate do Covid-19. A medida disponibiliza o acesso gratuito, por três meses, a todas as funcionalidades de criação de projetos e simulação da plataforma, e será válida para iniciativas de toda a América Latina. Iniciada no começo de abril, a medida já vem gerando resultados em projetos espalhados pela região, especialmente no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

— Já estamos colaborando com projetos para respiradores e equipamentos hospitalares e, assim, contribuindo para que empresas avancem em suas produções. Isso é muito gratificante — disse Mario Belesi, diretor da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina, acrescentando que o foco é permitir que cada vez mais organizações e pesquisadores tenham acesso às tecnologias de simulação e gerenciamento em 3D para acelerar sua capacidade de atender às demandas locais.

O Grupo Mantiqueira e a Fazenda da Toca estão doando 1,2 milhões de ovos, para os projetos União Rio e União São Paulo, que irão alimentar 100 mil famílias. Segundo a companhia, as entidades beneficiadas que farão a distribuição dos ovos serão o Banco da Providência, organização social sem fins lucrativos, que trabalha para redução da desigualdade social de famílias em situação de pobreza extrema no Rio de Janeiro e em São Paulo, a CUFA (Central Única das Favelas) organização brasileira de apoio social aos jovens nas comunidades, a Casa do Zezinho, espaço voltado para crianças e jovens que vivem em situação de risco e o Banco de Alimentos, que ajuda a alimentar pessoas em vulnerabilidade social.

— O Brasil e o mundo estão diante de um desafio jamais visto e maior arma de todos é a solidariedade e a união. Estamos tendo a oportunidade de formar uma corrente humana de ajuda ao próximo e o trabalho da União Rio e da União São Paulo representa esta força-tarefa, que merece ser apoiada por empresários de todos os setores, não importa o tamanho — comenta Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.