DIPLOMACIA

Deputada dos EUA diz que restrição de visto é ‘aviso’ a Moraes

Restrição de visto que pode atingir Moraes foi anunciada no dia 28 de maio pelo Departamento de Estado do governo do presidente Trump

Deputada dos EUA diz que restrição de visto é 'aviso' a Moraes (Foto: Montagem/Mais Goiás)
Deputada dos EUA diz que restrição de visto é 'aviso' a Moraes (Foto: Montagem/Mais Goiás)

Aliada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a deputada republicana María Elvira Salazar afirmou, nesta quinta-feira (28), que a decisão do governo norte-americano de restringir vistos para estrangeiros que “censuram” americanos é um “aviso” ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Que isso sirva de alerta aos tiranos do mundo e aos simpatizantes, como Alexandre de Moraes. Se você tentar censurar cidadãos americanos, até mesmo além de suas fronteiras, você não é bem-vindo aos Estados Unidos”, disse Salazar na rede social X, o antigo Twitter.

“Os dias em que repressores usufruíam de nossas liberdades enquanto as negavam aos outros acabaram. A liberdade de expressão é sagrada e nós a defenderemos em todos os lugares”, concluiu a deputada.

Sobre a restrição

A restrição de visto foi uma medida anunciada pelo Departamento de Estado dos EUA, órgão que equivale ao Ministério das Relações Exteriores, na última quinta-feira (28). O anúncio do governo Trump não cita Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que o ministro e outros integrantes da Polícia Federal e do Judiciário brasileiro devem ser atingidos pela restrição de vistos.

Moraes travou um embate com Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e integrante da gestão Trump, que chegou a culminar na suspensão da plataforma no Brasil até que ela indicasse um representante legal no país.

O governo americano também trata a medida como forma de proteger empresas de tecnologia de regulamentações como as debatidas na Europa, que a gestão Trump vê como censura.

Segundo o secretário de Estado, Marco Rubio, as sanções podem ser estendidas aos familiares das autoridades. Procurado, o órgão não respondeu sobre detalhes do alcance da medida.

Sobre Alexandre de Moraes, leia também