Embaixada dos EUA no Brasil incentiva imigrantes a ir embora: ‘até o ET sabia a hora de voltar’
Embaixada dos EUA tinha intenção de promover programa de autodeportação lançado por Trump
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um post, nas redes sociais, em que defende o programa de autodeportação do governo norte-americano. Esse programa foi lançado pelo presidente Donald Trump em abril deste ano.
“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”, escreve o post, em referência ao filme de Steven Spielberg de 1982.
A administração Trump oferece ajuda de custo no valor de mil dólares, o equivalente a R$ 5,5 mil, para os imigrantes ilegais que aceitarem ir embora do país por vontade própria, além do custo de viagem e o perdão de qualquer multa “por não ter saído antes”.
“Imigrantes ilegais que solicitarem assistência terão uma saída oportuna organizada para eles. O aplicativo CBP Home permite que estrangeiros ilegais planejem seu retorno, incluindo a oportunidade de partir em tempo hábil – permitindo que estrangeiros ilegais concluam trabalho, estudos e assuntos pessoais e organizem seu retorno de forma ordenada e legal”, afirma o site.
Em paralelo ao programa de autodeportação, o governo procura candidatos para trabalhar como agentes de imigração para cumprir a cota de deportação que o presidente estabeleceu. Ex-agentes estão sendo convidados a retornar ao serviço com direito a bônus de até 50 mil dólares, o equivalente a R$ 280 mil.
Leia também
- Trump age como ‘imperador do Brasil’, diz Financial Times
- Deputados do PL ostentam bandeira de Trump na Câmara
- ‘Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra’, diz jornal americano
- Tarifaço: Faeg espera solução por diplomacia, mas não descarta novos mercados