CIÊNCIA

Empresa apresenta Maya, primeiro clone de lobo-do-ártico

Animal nasceu há 100 dias

Empresa apresenta Maya, primeiro clone de lobo-do-ártico
Empresa apresenta Maya, primeiro clone de lobo-do-ártico (Foto: Reprodução - Sinogene Biotechnology Co)

Maya é a primeira filhote de lobo-do-ártico clonada da história. Ela foi desenvolvida e apresentada por uma empresa de biotecnologia chinesa 100 dias após nascer em uma conferência. Ela nasceu em 10 de junho. A informação é do Correio Braziliense.

De acordo com site, Maya é parte de um projeto para conversar espécies em extinção. Ela foi criada por meio de amostra de pele de um lobo-do-ártico fêmea de mesmo nome. O trabalho ocorreu pela parceria da empresa Sinogene Biotechnology com o parque temático polar Harbin Polarland.

O processo de clonagem é basicamente o mesmo do primeiro realizado, o da ovelha Dolly, em 1996. Neste caso, o material genético foi colocado no óvulo desnucleado de uma cadela beagle em período fértil. Ao todo, foram 85 embriões transferidos para sete cachorras. Um segundo filhote, inclusive, deve nascer em breve.

Vale citar, o lobo-do-ártico é uma subespécie de lobo cinzento. Ele é encontrado no norte do Canadá e, além de menor que as demais, possui crânio mais estreito e pelagem branca. Esta serve para camuflagem em ambientes com neve.

A empresa, em seu site, informa que “se dedica à clonagem de animais de estimação desde 2017. Valorizamos nossos valiosos clientes, entendemos suas necessidades e cuidamos de seus amados animais de estimação. A felicidade e a saúde de cada animal com quem trabalhamos é importante para nós. Por meio de nossa tecnologia de preservação de células e clonagem de animais de estimação, ajudamos a ampliar o relacionamento único entre os donos de animais de estimação e seus animais de estimação. Como especialista mundial em clonagem de animais, nossos cientistas vêm desenvolvendo tecnologia de clonagem para melhor servir a sociedade. Na Sinogene, centenas de animais foram clonados e entregues com sucesso”.