Ex-policial condenado por morte de George Floyd é esfaqueado na prisão
Derek Chauvin está em uma prisão do Arizona. Ele sobreviveu aos ferimentos e o estado de saúde dele é estável
O ex-policial Derek Chauvin, condenado à prisão pelo assassinato de George Floyd em maio de 2020, foi esfaqueado em uma Instituição Correicional Federal de Tucson, no Arizona na última sexta-feira (24). De acordo com autoridades norte-americanas, o socorro médico foi imediato e o estado de saúde dele é “estável”.
“A violência é bárbara e trágica e nunca deve ser motivo de comemoração. As notícias de hoje são motivo para uma reflexão silenciosa enquanto o mundo continua a processar e Minneapolis tenta curar, de feridas muito abertas”, afirmou o chefe da polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, à afiliada da ABC News, KSTP.
Chauvin protagonizou cenas de violência que chocaram o mundo. Por mais de 9 minutos, o então policial pressionou a vítima no asfalto com força. Algemado e deitado de bruços, Floyd disse várias vezes que não conseguia respirar.
A vítima desmaiou e foi levava para um hospital, que constatou o óbito. A tragédia desencadeou uma série de protestos no mundo inteiro, e ganhou força a campanha “Vidas Negras Importam” – pelo fim da brutalidade policial e do racismo.
Chauvin foi considerado culpado de homicídio não intencional em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau. Ele recebeu pena de 22 anos e meio de prisão em junho de 2021.