EUA

Gold card: o que se sabe sobre o visto de residência que Trump quer vender

Esse documento, de acordo com Trump, terá um grau de sofisticação maior do que o "green card", autorização hoje existente

EUA planejam fechamento de consulados e demissões, incluindo no Brasil
Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o governo irá criar um novo tipo de visto para residência para estrangeiros: o gold card, ou cartão de ouro. O visto custará milhões de dólares e será direcionado a pessoas “ricas e bem-sucedidas” que querem migrar para os EUA.

Esse documento, de acordo com Trump, terá um grau de sofisticação maior do que o “green card”, autorização hoje existente. A previsão é a de que o gold card, apresentado pela Casa Branca no dia 25 de fevereiro, comece a ser vendido em meados de março.

“Vamos colocar um preço nesse cartão, de cerca de 5 milhões de dólares [mais de R$ 28 milhões na cotação atual] e isso vai lhe dar privilégios do green card. Além disso, o gold card vai ser uma rota para [obtenção da] cidadania. Pessoas ricas virão ao nosso país comprando esse cartão. Elas serão ricas e bem-sucedidas, e gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e empregarão muitas pessoas”, disse Trump.

O presidente defende que o documento vai atrair mão de obra qualificada, apta para trabalhar, por exemplo, no setor de tecnologia. “Apple e todas essas empresas que querem pessoas virão trabalhar e poderão comprar o cartão”, afirma.

Atualmente, existe nos EUA um programa chamado EB-5. O green card concedido no EB-5 é destinado a estrangeiros que realizam investimentos no país. Segundo o portal da US Citizenship and Immigration Services, além do investimento mínimo, o programa exige que os candidatos criem ou preservem ao menos dez empregos permanentes e em tempo integral para os trabalhadores qualificados dos EUA.

Com o gold card, o EB-5 vai acabar. O governo entender que o programa atual é “cheio de coisas que não fazem sentido, faz de contas e fraudes”. A administração Trump entende também que o EB-5 é “uma forma de se obter um green card a custo baixo”.